REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O desemparedamento das crianças na educação infantil a partir de propostas pedagógicas com elementos naturais

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Forell, Leandro
dc.contributor.author Nostrani, Karina Ferreira
dc.date.accessioned 2024-08-08T13:29:09Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3378
dc.description.abstract A pesquisa propõe um estudo sobre o tema “O desemparedamento das crianças na educação infantil a partir de propostas pedagógicas com elementos naturais”. A decisão de abordar esse tema veio a partir da vivência do estágio Supervisionado I: Educação Infantil, realizado no primeiro semestre de 2022, por intermédio da realização do estágio foi possível compreender a importância do “desemparedamento das crianças” na educação infantil, conceito de Lea Tiriba (2018). Através dessa reflexão, chegou-se ao seguinte problema que origina essa pesquisa: “Como a literatura propõe a organização de propostas pedagógicas que possibilitem o desemparedamento das crianças na educação infantil a partir da investigação e do contato com elementos naturais? ” Assim, a metodologia utilizada partiu de uma revisão sistemática da literatura. O estudo primeiramente apresenta o contexto histórico e legislações da Educação Infantil e concepções de crianças, infâncias e educação infantil e sobre as crianças e a natureza. Em seguida, é apresentado algumas reflexões a partir da minha experiência de estágio na educação infantil, e logo após as considerações finais.
dc.language.iso 240806s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação infantil
dc.subject Elementos naturais
dc.subject Natureza
dc.subject Proposta pedagógica
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title O desemparedamento das crianças na educação infantil a partir de propostas pedagógicas com elementos naturais
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M373.2


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples