| dc.contributor.advisor | Forell, Leandro | |
| dc.contributor.author | Nostrani, Karina Ferreira | |
| dc.date.accessioned | 2024-08-08T13:29:09Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.date.submitted | 2024 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3378 | |
| dc.description.abstract | A pesquisa propõe um estudo sobre o tema “O desemparedamento das crianças na educação infantil a partir de propostas pedagógicas com elementos naturais”. A decisão de abordar esse tema veio a partir da vivência do estágio Supervisionado I: Educação Infantil, realizado no primeiro semestre de 2022, por intermédio da realização do estágio foi possível compreender a importância do “desemparedamento das crianças” na educação infantil, conceito de Lea Tiriba (2018). Através dessa reflexão, chegou-se ao seguinte problema que origina essa pesquisa: “Como a literatura propõe a organização de propostas pedagógicas que possibilitem o desemparedamento das crianças na educação infantil a partir da investigação e do contato com elementos naturais? ” Assim, a metodologia utilizada partiu de uma revisão sistemática da literatura. O estudo primeiramente apresenta o contexto histórico e legislações da Educação Infantil e concepções de crianças, infâncias e educação infantil e sobre as crianças e a natureza. Em seguida, é apresentado algumas reflexões a partir da minha experiência de estágio na educação infantil, e logo após as considerações finais. | |
| dc.language.iso | 240806s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Natureza | |
| dc.subject | Educação infantil | |
| dc.subject | Elementos naturais | |
| dc.subject | Proposta pedagógica | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.title | O desemparedamento das crianças na educação infantil a partir de propostas pedagógicas com elementos naturais | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M373.2 |