REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O apoio à inclusão escolar para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil

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dc.contributor.advisor Sardagna, Helena Venites
dc.contributor.author Pinheiro, Leticia Santos
dc.date.accessioned 2024-08-08T13:32:02Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3379
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo analisar que estratégias são operacionalizadas para a inclusão escolar de crianças com TEA com ênfase nos serviços de apoio, no contexto da Educação Infantil, a partir da experiência de uma escola de educação básica no município de Osório/RS. Questionou como o apoio à inclusão é operacionalizado na escola, em relação às crianças com Transtorno do Espectro Autista? Que especificidades são elencadas em termos de estratégias, potencialidades e desafios? A abordagem metodológica consiste em uma pesquisa qualitativa, de tipo exploratória. Participaram da pesquisa três profissionais da escola: a Supervisora Escolar; a Professora de uma turma de Pré-escola e a Monitora de apoio à inclusão da turma, que responderam a um questionário. O estudo teórico partiu de uma revisão de literatura sobre o tema, uma descrição histórica e legal, bem como uma articulação com a perspectiva inclusiva no contexto da educação infantil. As informações obtidas e a relação com o campo conceitual permitiram a organização de três eixos de análise: Estratégias para o trabalho pedagógico da criança com TEA; Desafios no cotidiano da escola em relação às práticas inclusivas; Possibilidades de aprendizagem e interação da criança com TEA na escola. O estudo identifica estratégias que envolvem a colaboração entre equipe diretiva, professores, profissionais de apoio e famílias. Os registros também salientam a existência de desafios significativos na implementação de práticas inclusivas. Conclui-se que as profissionais se mobilizam para que as crianças se tornem mais independentes à rotina escolar. Por outro lado, há uma ênfase no comportamento das crianças e uma expectativa no saber clínico, como uma forma de superar os desafios.
dc.language.iso 240806s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação infantil
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA
dc.subject Educação inclusiva
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title O apoio à inclusão escolar para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.3


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