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Este estudo tem como objetivo analisar que estratégias são operacionalizadas para a inclusão escolar de crianças com TEA com ênfase nos serviços de apoio, no contexto da Educação Infantil, a partir da experiência de uma escola de educação básica no município de Osório/RS. Questionou como o apoio à inclusão é operacionalizado na escola, em relação às crianças com Transtorno do Espectro Autista? Que especificidades são elencadas em termos de estratégias, potencialidades e desafios? A abordagem metodológica consiste em uma pesquisa qualitativa, de tipo exploratória. Participaram da pesquisa três profissionais da escola: a Supervisora Escolar; a Professora de uma turma de Pré-escola e a Monitora de apoio à inclusão da turma, que responderam a um questionário. O estudo teórico partiu de uma revisão de literatura sobre o tema, uma descrição histórica e legal, bem como uma articulação com a perspectiva inclusiva no contexto da educação infantil. As informações obtidas e a relação com o campo conceitual permitiram a organização de três eixos de análise: Estratégias para o trabalho pedagógico da criança com TEA; Desafios no cotidiano da escola em relação às práticas inclusivas; Possibilidades de aprendizagem e interação da criança com TEA na escola. O estudo identifica estratégias que envolvem a colaboração entre equipe diretiva, professores, profissionais de apoio e famílias. Os registros também salientam a existência de desafios significativos na implementação de práticas inclusivas. Conclui-se que as profissionais se mobilizam para que as crianças se tornem mais independentes à rotina escolar. Por outro lado, há uma ênfase no comportamento das crianças e uma expectativa no saber clínico, como uma forma de superar os desafios. |
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