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Este trabalho apresenta como tema: Gestão Empresarial Sustentável, no qual visa identificar os principais motivadores e barreiras para a adoção da gestão sustentável nas empresas do setor de supermercados do município de Sananduva analisando da influência da gestão estratégica da sustentabilidade na gestão de negócios. Problematicamente, buscou responder a seguinte questão: Como o setor de supermercados de Sananduva está relacionado com a adoção da gestão estratégica sustentável nas empresas segundo a percepção de micro e pequenos empresários, analisando da influência gestão estratégica da sustentabilidade na gestão de negócios? Objetivamente, procurou-se identificar os principais motivadores e barreiras para a adoção da gestão sustentável nas empresas do setor de supermercados do município de Sananduva segundo a percepção de micro e pequenos empresários, analisando da influência gestão estratégica da sustentabilidade na gestão de negócios. Teve-se como objetivo específico identificar e avaliar a importância das práticas da Gestão estratégica Sustentável das organizações estudadas, bem como elencar fatores nos quais proporcionam o impacto das ações do ponto de vista financeiro, alinhando os objetivos do negócio de acordo com plano de uma gestão estratégica sustentável; relacionar a estratégia Ambiental Social e Governança (ESG) com os objetivos de desenvolvimento sustentável para o setor pesquisado. Para obtenção dos dados a coleta de dados se deu por meio de um roteiro de entrevista não estruturada, contendo 20 perguntas abertas, distribuídas em forma de duas entrevistas, com intervalo de uma semana abordando questões relacionadas aos eixos da ESG, durante o segundo semestre de 2023. O setor investigado foram supermercados do município de Sananduva – RS, onde foram entrevistados gestores de 11 (onze) estabelecimentos. Assim, a amostra da pesquisa foi determinada pelos gestores dos estabelecimentos nos quais concordaram em participar da pesquisa de forma anônima. Como resultado da pesquisa prevaleceu-se que os pesquisados, identificam os fundamentais motivadores e barreiras para a adoção da gestão empresarial sustentável nas empresas do setor de supermercados do município de Sananduva atendem aos requisitos da estratégia ESG, buscando seguir boas práticas ambientais, sociais e de governança, atreladas a estratégia de negócio de uma empresa. Sendo que, a verificação quanto ao eixo environmental (meio ambiente), demonstrou mediante os dados coletados que, a gestão empresarial sustentável é administrar uma empresa, pensando não somente no presente, mas no futuro, em que envolve clientes, fornecedores, em fatores sociais e ambientais. Já na verificação quanto ao eixo social and governance (social e de governança), os dados mostram que os valores, a transparência, a promoção da melhor qualidade de vida dos colaboradores e a cultura da empresa determinará satisfatoriamente o desenvolvimento de um programa de ESG, além da geração de lucros auferidos mediante a adoção de práticas voltadas à sustentabilidade. Para tanto, ouve limitação do trabalho, na qual ocorreu mediante a resposta dos pesquisados. Sendo que, os gestores foram os principais autores para realização do roteiro de entrevista. A análise de conteúdo foi realizada mediante a apreciação das respostas obtidas. Como sugestão para uma análise mais profunda, far-se-á necessário um número maior de pesquisados. |
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