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Empresas juniores (E.J.) são entidades formada e geridas por alunos de graduação, que buscam prestar serviços à comunidade inserida, a fim de impactá-la, positivamente. Sendo assim, não buscam fins lucrativos, mas obter conhecimento prático aos acadêmicos envolvidos. Diante disso, observa-se, que o mercado de trabalho busca por profissionais capacitados, que contenham aporte teórico, mas, ao mesmo tempo, conhecimento prático. Entretanto, essas exigências e a falta de experiência profissional é considerada uma das barreiras encontradas para entrada no mercado de trabalho, principalmente dos recém-formados, que estão em busca do primeiro emprego, e é esse sentido, que o objetivo da pesquisa consiste em, realizar um estudo da importância da E.J. na formação do administrador, pela UERGS. Sendo assim, para atingir o objetivo traçado, utilizou-se, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa exploratória. Para a coleta de dados, foi realizado dois questionários, sendo o primeiro, embasado pelo estudo já publicado por Silva, Romão e Gomes (2019), quanto à importância das características de multidisciplinaridade de ensino e conhecimentos específicos nas áreas de graduação dos acadêmicos, foi aplicado as quatro projetos/empresas juniores, vinculada a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, sendo numa esfera de 36, obteve-se o retorno de resposta, de 18 ex-bolsistas e bolsistas voluntários do projeto. O segundo questionário foi aplicado somente aos coordenadores das empresas juniores, para identificar e compreender a importância que ela tem para formação do acadêmico, segundo a sua visão. Os dados foram compilados através da média aritmética e o desvio padrão para cada grupo de perguntas (multidisciplinares e de conhecimento específico). Como resultado, conclui-se que a empresa júnior é um laboratório experimental, onde os bolsistas podem identificar e aprimorar novas potencialidades, habilidades e aptidões. É o meio pelo qual, o acadêmico pode ganhar mais conhecimento e confiança para ingressar no mercado de trabalho, pois pode ter experiências antes mesmo da formação. |
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