REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Brincadeira livre como potencializadora do desenvolvimento da autonomia de crianças bem pequenas

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Truccolo, Adriana Barni
dc.contributor.author Rosa, Alice Serrõn da
dc.date.accessioned 2024-10-07T17:13:24Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3478
dc.description.abstract O objetivo do estudo foi investigar a contribuição do brincar espontâneo para a construção da autonomia da criança. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo do tipo microetnografia com seis crianças, cinco meninos e uma menina, com idades entre dois e três anos pertencentes a uma turma de maternal 1, de uma escola de educação infantil, foram observados durante 4 meses, diariamente. Da observação participante emergiram 03 (três) categorias temáticas: a importância da organização dos espaços como agente facilitador do brincar livre; o brincar livre e as interações entre as crianças e o brincar livre e o desenvolvimento da autonomia. Os resultados mostraram que a organização dos espaços interfere no brincar livre e no desenvolvimento da autonomia da criança; que ao brincar livremente as crianças potencializam o brincar simbólico, assumem papeis e interagem espontaneamente e, quando as crianças brincam livremente se desenvolvem em sua integralidade aprendendo a pensar, questionar, descobrir, explorar, experienciar novas descobertas. Estes fatores são essenciais para o crescimento integral e construção da autonomia das crianças através das ações no brincar livre.
dc.language.iso 241004s####2024bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Brincadeira livre
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Brincadeiras infantis - educação
dc.title Brincadeira livre como potencializadora do desenvolvimento da autonomia de crianças bem pequenas
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.382


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples