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O objetivo do estudo foi investigar a contribuição do brincar espontâneo para a
construção da autonomia da criança. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo do tipo microetnografia com seis crianças, cinco meninos e uma menina, com idades entre dois e três anos pertencentes a uma turma de maternal 1, de uma escola de educação infantil, foram observados durante 4 meses, diariamente. Da observação participante emergiram 03 (três) categorias temáticas: a importância da organização dos espaços como agente facilitador do brincar livre; o brincar livre e as interações entre as crianças
e o brincar livre e o desenvolvimento da autonomia. Os resultados mostraram que a
organização dos espaços interfere no brincar livre e no desenvolvimento da autonomia
da criança; que ao brincar livremente as crianças potencializam o brincar simbólico,
assumem papeis e interagem espontaneamente e, quando as crianças brincam livremente
se desenvolvem em sua integralidade aprendendo a pensar, questionar, descobrir, explorar, experienciar novas descobertas. Estes fatores são essenciais para o crescimento integral e construção da autonomia das crianças através das ações no brincar livre. |
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