REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Música e estudantes do ensino médio: uma relação de identidade e pertencimento

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dc.contributor.advisor Wolffenbüttel, Cristina Rolim
dc.contributor.author Lutckmeier, Ana Lúcia da Rosa
dc.date.accessioned 2024-10-17T16:34:34Z
dc.date.available 2024-10-17T16:34:34Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3488
dc.description.abstract Este trabalho investigou as preferências musicais de alunos do Ensino Médio de duas escolas públicas, uma localizada no interior e outra na capital do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi motivada pela proposta inicial da autora de analisar o gosto musical de duas turmas de uma escola pública do interior, que resultou em quase quinhentas canções. Posteriormente, uma colega do curso de Música Licenciatura realizou uma pesquisa semelhante com seus alunos de uma escola pública estadual da capital. A análise dos dados coletados de 67 alunos envolveu a digitalização das canções em formato de tabelas, separando-as por nome, artista ou banda, e gênero do ouvinte. A escrita do aluno, idade, gênero musical e conteúdo das letras foram considerados na avaliação. A pesquisa buscou identificar as músicas que os adolescentes do ensino médio estão ouvindo, servindo como conteúdo para apoiar a importância de ouvir os alunos. Os resultados revelaram a diversidade de preferências musicais, processos de autoformação e construções identitárias dos jovens. A música, presente na vida diária dos adolescentes, desempenha um papel central na celebração de acontecimentos significativos da vida. As tecnologias digitais e a rede de comunicação virtual contribuíram para a propagação da cultura musical entre os adolescentes, com artistas jovens de diferentes regiões do Brasil e do mundo. Observou-se que a linguagem natural dos alunos se diferenciava do conteúdo linguístico da maioria das canções preferidas. A análise de conteúdo qualitativa permitiu captar o sentido simbólico das escolhas musicais dos alunos. Canções como "FLY HIGH!!" da banda japonesa Burnout Syndromes, usada na abertura do anime HAIKYUU!!, foram destacadas por sua mensagem motivacional. Os gráficos apresentados demonstraram a predominância dos gêneros musicais urbanos, como o Funk, o Trap e o Hip-Hop, na preferência dos alunos. Essas canções, com letras que retratam a realidade das periferias, encontram ressonância na vivência de muitos jovens. Nas considerações finais, a autora ressalta a importância de ouvir e observar os adolescentes, reconhecendo a música como um elemento fundamental na construção de suas identidades. A pesquisa evidencia a necessidade de os educadores estarem atentos às preferências musicais dos alunos e utilizarem essa informação como uma ferramenta pedagógica, promovendo discussões em sala de aula e estimulando o pensamento crítico. Ao valorizar as preferências musicais dos adolescentes e incorporá-las ao processo educativo, cria-se um ambiente acolhedor e estimulante, que favorece o aprendizado e o desenvolvimento pessoal. A música transcende gerações e culturas, e seu poder de conectar pessoas e expressar emoções é inegável. Portanto, estabelecer um diálogo genuíno e respeitoso com os alunos, baseado em suas preferências musicais, abre caminhos para uma educação mais significativa e transformadora.
dc.language.iso 241016s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação musical
dc.subject Gêneros musicais
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Adolescência
dc.title Música e estudantes do ensino médio: uma relação de identidade e pertencimento
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M78


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