REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Importância da organização do espaço-ambiente escolar para a inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Truccolo, Adriana Barni
dc.contributor.author Rosa, Marta Fermina Souza da
dc.date.accessioned 2024-12-03T16:41:16Z
dc.date.available 2024-12-03T16:41:16Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3521
dc.description.abstract O objetivo da pesquisa foi investigar a influência da organização do espaço-ambiente escolar para que a criança com transtorno do espectro autista sinta-se incluída. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir da literatura disponível. Os artigos foram selecionados nas bases de dados Capes periódicos e google acadêmico e os descritores utilizados foram “desenho universal para aprendizagem” and “autismo” e “desenho universal para aprendizagem” and “inclusão”. Os critérios de inclusão para a seleção do material foram: trabalhos publicados em português, trabalhos revisados por pares, trabalhos publicados no período de 2018 a 2024. Foram excluídos trabalhos duplicados, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Os resultados indicaram que a verdadeira inclusão da criança com TEA ocorre quando tem suas dificuldades analisadas respeitando-se o seu tempo e promovendo o desenvolvimento de suas potencialidades, quando há o reconhecimento e a valorização da diversidade. Na inclusão, é a sociedade que deve ser modificada para incluir todas as pessoas, visando a equiparação de oportunidades. Conclui-se que um ambiente acolhedor, afetivo, que explore as sensações da criança com TEA e que permita que interaja com outras crianças é um ambiente em que se sentira segura e inclusa.
dc.language.iso 241128s2024####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Crianças - Transtorno do Espectro Autista
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA
dc.title Importância da organização do espaço-ambiente escolar para a inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.3


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples