O objetivo da pesquisa foi investigar a influência da organização do espaço-ambiente escolar para que a criança com transtorno do espectro autista sinta-se incluída. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir da literatura disponível. Os artigos foram selecionados nas bases de dados Capes periódicos e google acadêmico e os descritores utilizados foram “desenho universal para aprendizagem” and “autismo” e “desenho universal para aprendizagem” and “inclusão”. Os critérios de inclusão para a seleção do material foram: trabalhos publicados em português, trabalhos revisados por pares, trabalhos publicados no período de 2018 a 2024. Foram excluídos trabalhos duplicados, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Os resultados indicaram que a verdadeira inclusão da criança com TEA ocorre quando tem suas dificuldades analisadas respeitando-se o seu tempo e promovendo o desenvolvimento de suas potencialidades, quando há o reconhecimento e a valorização da diversidade. Na inclusão, é a sociedade que deve ser modificada para incluir todas as pessoas, visando a equiparação de oportunidades. Conclui-se que um ambiente acolhedor, afetivo, que explore as sensações da criança com TEA e que permita que interaja com outras crianças é um ambiente em que se sentira segura e inclusa.