REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A literatura infantil como recurso para o ensino de matemática nos anos iniciais: um estudo bibliográfico

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Souza, Helenara Machado de
dc.contributor.author Silva, Keila Talita Koehler
dc.date.accessioned 2025-01-31T11:17:22Z
dc.date.available 2025-01-31T11:17:22Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3662
dc.description.abstract A pesquisa apresentada nesse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), investiga as contribuições da literatura infantil para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo, elaborado a partir dos pressupostos teóricos da pesquisa bibliográfica, se baseia em uma análise de pesquisas realizadas entre 2019 e 2023, disponibilizadas no formato de artigos, no portal de periódicos CAPES. Foram consideradas como objeto desse estudo, pesquisas realizadas no período de 2019 a 2023 e disponibilizadas, no formato de artigo, no portal de periódicos da CAPES, que abordaram a proposta da Literatura Infantil como recurso para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foram identificados, inicialmente, 25 artigos no primeiro levantamento. Já no segundo, identificou-se apenas 10 trabalhos, que atenderiam o objetivo proposto nesse estudo. Considerou-se como instrumento de coleta de dados uma ficha, que se encontra em anexo, com a qual buscou-se identificar elementos como título da obra, ano de publicação, autores, local de publicação, problema de pesquisa, palavras-chave, considerando a abordagem a Literatura Infantil como recurso para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais, autores que fundamentam o artigo, nível que a pesquisa foi realizada, metodologia, recursos pedagógicos sugeridos e principais resultados obtidos. A pesquisa possibilitou a discussão sobre o uso de abordagens pedagógicas inovadoras no ensino da matemática. Ao analisar as pesquisas existentes sobre o tema, o estudo oferece um panorama das potencialidades e desafios da integração entre literatura infantil e matemática nos anos iniciais, incentivando a busca por práticas que tornem o aprendizado mais significativo e prazeroso para as crianças. A partir dessa pesquisa, foi possível constatar a literatura infantil é um recurso valioso para o ensino da matemática nos anos iniciais, mas destaca a importância da mediação do professor. O professor deve selecionar cuidadosamente os livros e planejar atividades que explorem os conceitos matemáticos de forma adequada, complementando a leitura com discussões e exercícios que aprofundem a compreensão dos alunos.
dc.language.iso 250130s2024####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Ensino fundamental
dc.subject Educação
dc.subject Anos iniciais
dc.subject Literatura infantil
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Matemática - Ensino
dc.title A literatura infantil como recurso para o ensino de matemática nos anos iniciais: um estudo bibliográfico
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.47


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples