REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O ensino de matemática nos nos iniciais do ensino fundamental: o que pensam os professores

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dc.contributor.advisor Souza, Helenara Machado de
dc.contributor.author Pereira, Patrícia de Fátima Vieira
dc.date.accessioned 2025-01-31T11:17:34Z
dc.date.available 2025-01-31T11:17:34Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3663
dc.description.abstract O professor desempenha um papel fundamental no ensino de Matemática nos Anos Iniciais, sendo responsável por mediar o processo de aprendizagem e por despertar o interesse dos alunos por essa área do conhecimento. Diante desse entendimento, o estudo aqui apresentado teve objetivo compreender como os docentes que atuam, ou já atuaram, neste nível de ensino se veem diante da abordagem de tais conceitos em sua prática docente. A pesquisa utilizou uma metodologia de campo, com a aplicação de questionários a 20 professores, sendo 18 mulheres e 2 homens, com idades entre 25 e 59 anos. A maioria dos participantes possui especialização, principalmente em áreas como Gestão, Orientação e Supervisão Educacional. Dessa forma, foi possível constatar que a formação inicial e continuada para o ensino de matemática nos Anos Iniciais de desses docentes precisa ser repensada, possibilitando a esses profissionais uma formação que os possibilite compreender os conceitos que precisam ensinar, além de conhecer recursos e metodologias que contribuam para esse processo. O estudo verificou que o uso de materiais manipuláveis, como blocos lógicos, material dourado e jogos, permite que os alunos explorem os conceitos matemáticos de forma concreta, tornando a aprendizagem mais lúdica e interativa. E que jogos e brincadeiras são recursos importantes para o ensino de matemática, pois permitem que os alunos aprendam de forma divertida e desafiadora, desenvolvendo habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas e cálculo Quanto aos documentos oficiais, como a BNCC e o RCG, verificou-se que ambos reconhecem que a matemática deve estimular o desenvolvimento da capacidade de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, além de defender a resolução de problemas utilizando diferentes estratégias e em diferentes contextos.
dc.language.iso 250130s2024####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação
dc.subject Ensino fundamental
dc.subject Professores
dc.subject Matemática - Ensino
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title O ensino de matemática nos nos iniciais do ensino fundamental: o que pensam os professores
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Soares, Fabrício
local.description.areasdoconhecimento M372.47


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