| dc.description.abstract |
O professor desempenha um papel fundamental no ensino de Matemática nos Anos Iniciais, sendo responsável por mediar o processo de aprendizagem e por despertar o interesse dos alunos por essa área do conhecimento. Diante desse entendimento, o estudo aqui apresentado teve objetivo compreender como os docentes que atuam, ou já atuaram, neste nível de ensino se veem diante da abordagem de tais conceitos em sua prática docente. A pesquisa utilizou uma metodologia de campo, com a aplicação de questionários a 20 professores, sendo 18 mulheres e 2 homens, com idades entre 25 e 59 anos. A maioria dos participantes possui especialização, principalmente em áreas como Gestão, Orientação e Supervisão Educacional. Dessa forma, foi possível constatar que a formação inicial e continuada para o ensino de matemática nos Anos Iniciais de desses docentes precisa ser repensada, possibilitando a esses profissionais uma formação que os possibilite compreender os conceitos que precisam ensinar, além de conhecer recursos e metodologias que contribuam para esse processo. O estudo verificou que o uso de materiais manipuláveis, como blocos lógicos, material dourado e jogos, permite que os alunos explorem os conceitos matemáticos de forma concreta, tornando a aprendizagem mais lúdica e interativa. E que jogos e brincadeiras são recursos importantes para o ensino de matemática, pois permitem que os alunos aprendam de forma divertida e desafiadora, desenvolvendo habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas e cálculo Quanto aos documentos oficiais, como a BNCC e o RCG, verificou-se que ambos reconhecem que a matemática deve estimular o desenvolvimento da capacidade de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, além de defender a resolução de problemas utilizando diferentes estratégias e em diferentes contextos. |
|