REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A abordagem da educação financeira na educação de jovens e adultos: um estudo bibliográfico

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Souza, Helenara Machado de
dc.contributor.author Dutra, Jéssica Severo
dc.date.accessioned 2025-01-31T11:17:43Z
dc.date.available 2025-01-31T11:17:43Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3664
dc.description.abstract A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino essencial para a inclusão e formação de indivíduos que não concluíram seus estudos na idade adequada. Nos últimos anos, a integração da Educação Financeira na EJA tem se mostrado uma estratégia fundamental para capacitar os alunos a tomar decisões financeiras informadas e responsáveis, promovendo a autonomia financeira e o fortalecimento da cidadania. Este trabalho tem como objetivo investigar as abordagens e metodologias de ensino da Educação Financeira na EJA, com base em artigos acadêmicos disponibilizados no portal de periódicos da CAPES, entre 2019 e 2024. A pesquisa busca identificar os recursos e metodologias utilizadas, analisar seu impacto na formação dos alunos e explorar como esses métodos contribuem para o desenvolvimento de habilidades financeiras essenciais, como orçamento, poupança e investimento. A análise dos artigos revelou que a Educação Financeira, quando adaptada à realidade dos alunos da EJA, é uma ferramenta poderosa para promover a inclusão social e o empoderamento econômico. Metodologias inovadoras, como o Ensino Híbrido, plataformas digitais e a utilização de abordagens contextualizadas como a Etnomatemática, têm se mostrado eficazes para tornar o ensino mais acessível e dinâmico, alinhado ao cotidiano dos estudantes. Os estudos também apontam que a Educação Financeira vai além da matemática, abordando questões sociais e econômicas, e contribuindo para o desenvolvimento pessoal, familiar e comunitário dos alunos. A prática pedagógica que integra esses conceitos não só facilita a compreensão dos conteúdos financeiros, mas também envolve os alunos em uma aprendizagem significativa, conectando-os com a realidade econômica e social em que estão inseridos. Ademais, a pesquisa enfatiza que a inclusão da Educação Financeira na EJA não apenas aprimora a capacidade dos alunos em gerir suas finanças pessoais, mas também atua como um mecanismo de combate à exclusão financeira e desigualdade socioeconômica. Ao proporcionar aos alunos conhecimentos e ferramentas para planejar suas finanças de maneira sustentável, a EJA contribui para a formação de cidadãos mais preparados para enfrentar as complexidades econômicas do mundo contemporâneo.
dc.language.iso 250130s2024####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação
dc.subject Educação de jovens e adultos - EJA
dc.subject Educação financeira
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title A abordagem da educação financeira na educação de jovens e adultos: um estudo bibliográfico
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M374.7


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples