REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O encontro teoria/prática: contextualizando experiências de uma professora estagiária que “vê o mundo com as mãos”

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Luz, Arisa Araújo da
dc.contributor.author Silva, Luciana Maciel da
dc.date.accessioned 2025-02-07T11:29:44Z
dc.date.available 2025-02-07T11:29:44Z
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3681
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo “refletir, teoricamente, sobre a minha experiência como professora estagiária na Educação Infantil para conhecer o caminho e a interligação entre a teoria e a prática, do fazer e realizar na escola, ponto de vista teórico e as narrativas que envolvem as ações enquanto graduanda de Pedagogia, com base na metodologia de histórias de vidas”. Tendo como suporte autores que abordam a temática e incluindo as pesquisas realizadas publicadas em artigos, dissertações, teses, projetos e legislações referentes ao tema deste trabalho. Para o desenvolvimento desse trabalho de conclusão de curso - TCC foi necessário, inicialmente, fazer uma retomada do planejamento do estágio realizado na educação infantil. Em seguida, elencamos as atividades mais destacadas e confrontamos com o embasamento teórico necessário para a realização de um trabalho de final de curso. Apresentamos por fim, uma análise, na qual destacamos o encontro entre a teoria e prática nas vivências das experiências em sala de aula. Coube sublinhar o papel do pedagogo no encaminhamento de ações que facilitam o processo inclusivo na promoção do ensino aprendizagem. Dessa forma, a questão de verificar como “uma professora com deficiência visual total (cega) poderá auxiliar na percepção que seus alunos terão de um mundo para todos na Educação Infantil?” foram extremamente significativas. Ainda destacamos a importância de uma formação inicial com qualidade que permita ao pedagogo compreender quais são as ações que o compete no desenvolvimento de uma prática pedagógica que propicie a inclusão.
dc.language.iso 250206s2020####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Estágio - Educação Infantil
dc.subject Pedagogia - Educação
dc.subject Pedagogia - Prática
dc.title O encontro teoria/prática: contextualizando experiências de uma professora estagiária que “vê o mundo com as mãos”
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Veiga, Rosemari Silva da
local.description.areasdoconhecimento M372.3


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples