Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo “refletir, teoricamente, sobre a minha
experiência como professora estagiária na Educação Infantil para conhecer o caminho e a
interligação entre a teoria e a prática, do fazer e realizar na escola, ponto de vista teórico e as
narrativas que envolvem as ações enquanto graduanda de Pedagogia, com base na metodologia
de histórias de vidas”. Tendo como suporte autores que abordam a temática e incluindo as
pesquisas realizadas publicadas em artigos, dissertações, teses, projetos e legislações referentes ao tema deste trabalho. Para o desenvolvimento desse trabalho de conclusão de curso - TCC foi necessário, inicialmente, fazer uma retomada do planejamento do estágio realizado na educação infantil. Em seguida, elencamos as atividades mais destacadas e confrontamos com o
embasamento teórico necessário para a realização de um trabalho de final de curso.
Apresentamos por fim, uma análise, na qual destacamos o encontro entre a teoria e prática nas
vivências das experiências em sala de aula. Coube sublinhar o papel do pedagogo no encaminhamento de ações que facilitam o processo inclusivo na promoção do ensino aprendizagem. Dessa forma, a questão de verificar como “uma professora com deficiência visual total (cega) poderá auxiliar na percepção que seus alunos terão de um mundo para todos na Educação Infantil?” foram extremamente significativas. Ainda destacamos a importância de
uma formação inicial com qualidade que permita ao pedagogo compreender quais são as ações que o compete no desenvolvimento de uma prática pedagógica que propicie a inclusão.