REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Das princesas submissas da literatura clássica infantil dos Irmãos Grimm ao empoderamento das personagens femininas nos contos contemporâneos de Marina Colasanti

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dc.contributor.advisor Accorsi, Ana Maria Bueno
dc.contributor.author Pereira, Jaqueline Adriana Toledo
dc.date.accessioned 2025-02-07T11:29:55Z
dc.date.available 2025-02-07T11:29:55Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3682
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral discutir quais as transformações ocorridas nas personagens femininas no interior dos contos contemporâneos da autora ítalo-brasileira Marina Colasanti (1937-), em relação aos contos clássicos infantis coletados e escritos por Jacob Grimm (1785-1863) e William Grimm (1786-1859). Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e tipo de pesquisa bibliográfica. O procedimento metodológico é a comparação de histórias a partir da análise de quatro contos. O corpora é constituído de quatro contos: dois contemporâneos, de Marina Colasanti: "A Moça Tecelã" e "Doze Reis e “A Moça no Labirinto do Vento", da obra Mais de Cem Histórias Maravilhosas (2015); e dois clássicos dos Irmãos Grimms: "Branca de Neve" e "Bela Adormecida", de Contos dos Irmãos Grimm (2005). Como orientação legal, respalda-se na Base Nacional Comum Curricular (2018); como aporte teórico, esta pesquisa ancora-se em: Coelho (2000; 2012) Gotlib ([19 2024), e Zilberman (2005), que dialogam com Bettelheim (2002), Beauvoir ([1970] 2009) e Corso & Corso (2006), no ponto de vista psicanalítico. Como resultados esperados, discute-se como a representação feminina encontrada nos clássicos infantis coloca a mulher em um lugar de inferioridade e submissão diante do gênero oposto. Em contrapartida, os contos contemporâneos de Colasanti dão voz, atitude e empoderam suas personagens femininas de modo a serem responsáveis pelos seus próprios destinos, com empoderamento feminino na promoção de autoestima, respeito e equidade de gênero, o que pode ser proposto para ponto de partida nos estudos de literatura nas escolas.
dc.language.iso 250206s2024####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Literatura infantil - Clássicos
dc.subject Empoderamento feminino
dc.subject Irmãos Grimm - Contos
dc.subject Marina Colasanti - Contos
dc.title Das princesas submissas da literatura clássica infantil dos Irmãos Grimm ao empoderamento das personagens femininas nos contos contemporâneos de Marina Colasanti
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M82-93


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