Das princesas submissas da literatura clássica infantil dos Irmãos Grimm ao empoderamento das personagens femininas nos contos contemporâneos de Marina Colasanti
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Das princesas submissas da literatura clássica infantil dos Irmãos Grimm ao empoderamento das personagens femininas nos contos contemporâneos de Marina Colasanti
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral discutir quais as transformações ocorridas nas personagens femininas no interior dos contos contemporâneos da autora ítalo-brasileira Marina Colasanti (1937-), em relação aos contos clássicos infantis coletados e escritos por Jacob Grimm (1785-1863) e William Grimm (1786-1859). Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e tipo de pesquisa bibliográfica. O procedimento metodológico é a comparação de histórias a partir da análise de quatro contos. O corpora é constituído de quatro contos: dois
contemporâneos, de Marina Colasanti: "A Moça Tecelã" e "Doze Reis e “A Moça no
Labirinto do Vento", da obra Mais de Cem Histórias Maravilhosas (2015); e dois clássicos dos Irmãos Grimms: "Branca de Neve" e "Bela Adormecida", de Contos dos Irmãos Grimm (2005). Como orientação legal, respalda-se na Base Nacional Comum Curricular (2018); como aporte teórico, esta pesquisa ancora-se em: Coelho (2000; 2012) Gotlib ([19 2024), e Zilberman (2005), que dialogam com
Bettelheim (2002), Beauvoir ([1970] 2009) e Corso & Corso (2006), no ponto de vista psicanalítico. Como resultados esperados, discute-se como a representação feminina encontrada nos clássicos infantis coloca a mulher em um lugar de
inferioridade e submissão diante do gênero oposto. Em contrapartida, os contos contemporâneos de Colasanti dão voz, atitude e empoderam suas personagens femininas de modo a serem responsáveis pelos seus próprios destinos, com empoderamento feminino na promoção de autoestima, respeito e equidade de gênero, o que pode ser proposto para ponto de partida nos estudos de literatura
nas escolas.