REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Desenvolvimento motor e cognitivo: o que bebês devem experimentar no berçário

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Lutz, Armgard
dc.contributor.author Fontoura, Camila Figueira
dc.date.accessioned 2025-03-11T11:06:56Z
dc.date.available 2025-03-11T11:06:56Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3692
dc.description.abstract A pesquisa intitulada “Desenvolvimento motor e cognitivo: o que bebês devem experimentar no berçário”, de caráter bibliográfico e documental, explora a relevância do berçário nas escolas de Educação Infantil para o desenvolvimento integral dos bebês, com foco em práticas pedagógicas que estimulam as habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais. Com base nas teorias de Piaget, Vygotsky, Wallon e Paulo Fochi, e nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o estudo identifica a necessidade de um ambiente de segurança e acolhimento onde o cuidar e o educar sejam integrados e complementares. Concluímos que, do que precisam os bebês no berçário, é de uma rotina adaptável e enriquecedora, que lhes proporcione estímulos motores, sensoriais e interações sociais que incentivam a expressão emocional, o brincar e o desenvolvimento da autonomia. Por complemento, a pesquisa destaca o papel fundamental do educador como mediador, organizando um ambiente que promova a exploração e interação para o aprendizado significativo e afetivo. Nesse sentido, a formação contínua dos professores e uma organização curricular são essenciais para garantir experiências respeitem as necessidades individuais dos bebês, com efeitos duradouros e positivos para seu desenvolvimento integral desde os primeiros meses.
dc.language.iso 250310s2024####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Bebês - Desenvolvimento
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Berçários
dc.title Desenvolvimento motor e cognitivo: o que bebês devem experimentar no berçário
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M373.22


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples