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A pesquisa intitulada “Desenvolvimento motor e cognitivo: o que bebês devem experimentar
no berçário”, de caráter bibliográfico e documental, explora a relevância do berçário nas
escolas de Educação Infantil para o desenvolvimento integral dos bebês, com foco em práticas pedagógicas que estimulam as habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais. Com base
nas teorias de Piaget, Vygotsky, Wallon e Paulo Fochi, e nas diretrizes da Base Nacional
Comum Curricular (BNCC), o estudo identifica a necessidade de um ambiente de segurança e
acolhimento onde o cuidar e o educar sejam integrados e complementares. Concluímos que,
do que precisam os bebês no berçário, é de uma rotina adaptável e enriquecedora, que lhes
proporcione estímulos motores, sensoriais e interações sociais que incentivam a expressão
emocional, o brincar e o desenvolvimento da autonomia. Por complemento, a pesquisa
destaca o papel fundamental do educador como mediador, organizando um ambiente que
promova a exploração e interação para o aprendizado significativo e afetivo. Nesse sentido, a formação contínua dos professores e uma organização curricular são essenciais para garantir experiências respeitem as necessidades individuais dos bebês, com efeitos duradouros e
positivos para seu desenvolvimento integral desde os primeiros meses. |
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