Sustentabilidade, consumo e o mercado fast fashion: uma análise socioambiental de duas empresas de moda Brasileiras e sua adesão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
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Sustentabilidade, consumo e o mercado fast fashion: uma análise socioambiental de duas empresas de moda Brasileiras e sua adesão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Baseado em uma cadeia produtiva veloz, o modelo de produção fast fashion e seu
sistema de produção em massa colocaram a indústria da moda no centro de uma das
atividades mais poluidoras deste século (IOAN, 2017). Impactos sociais e ambientais
são comumente associados a esta indústria. O crescimento contínuo deste mercado
teve influência direta das redes sociais, abrindo ainda mais espaço para a difusão de
produtos e com alcances mais rápidos, gerando novos hábitos de consumo.
Atualmente a alta competitividade do mercado, e atendendo a uma demanda
internacional, a indústria têxtil tem buscado implementar a sustentabilidade, adotando
algumas práticas sustentáveis. No entanto, este é um campo de estudo pouco
explorado no Brasil. Desta forma, a presente investigação busca analisar os aspectos
sociais e ambientais relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de
duas empresas de moda fast fashion brasileiras, as relações de consumo
proporcionadas pelo fácil acesso à informação e comunicação online, que permeia e
reflete todos esses aspectos. Para isto, foram analisados os relatórios de
sustentabilidade de duas empresas brasileiras do setor têxtil do ano de 2022, os ODS
relacionados, e suas práticas de divulgação na rede social Instagram, bem como a
percepção de influenciadores digitais e consumidores acerca do tema. Para análise
dos dados, recorreu-se a uma análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostram
que as práticas de sustentabilidade ambiental e social, ainda necessitam de maior
comprometimento. Conclui-se que ainda existe a necessidade de uma comunicação
mais efetiva e assertiva sobre Moda x Sustentabilidade. Comunicar através do
Instagram pode, no entanto, ser de grande importância e uma ajuda na adoção de
práticas concretas de consumo voltado a empresas com responsabilidade
socioambiental.