O presente trabalho tem por objetivo mostrar como a performance literária pode contribuir para a formação e o resgate de leitores da Educação Básica. O estudo adota como proposta a estratégia metodologia de pesquisa-ação e utiliza uma abordagem de cunho qualitativo com base bibliográfica. Em um contexto de pesquisa social, realiza-se um movimento em que as práticas, as situações reais e as interpretações são consideradas para a proposição de ideias para possíveis intervenções. A partir desse entendimento, a intenção é direcionar o foco na elaboração e desenvolvimento de atividade com o uso da performance literária no ambiente escolar, assim como explorar a interconexão entre a leitura literária, a performance literária e a escola. Para tanto, utiliza-se, como ponto de partida e como corpus, o poema “A setenta quilômetros do mar”, de Bruna Mitrano. Como aporte teórico, desenvolve-se o letramento literário na formação do leitor a partir de Cosson (2006), Freire (1982), Koch e Elias (2012), Lajolo (2018/1993), Thiollent (2009), Zumthor (2002). Esta investigação contribui para a área da educação na identificação de habilidades do professor que favoreçam as suas performances, aproximando e interagindo com os estudantes, a fim de que sejam ampliadas as possibilidades de desenvolver o letramento literário no resgate dos potenciais leitores.