O presente trabalho de conclusão de curso propõe um estudo sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil, explorando também como esse tema é tratado nos documentos regulatórios. O objetivo da pesquisa centrou-se em compreender como o brincar se manifesta nos documentos regulatórios da Educação Infantil. E, como objetivos específicos: Estudar o brincar na Educação Infantil; Entender a partir dos documentos regulatórios como o conceito de brincar se constituiu ao longo dos anos na Educação Infantil. São analisados documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei no 9.394/1996 e o Plano Nacional de Educação (PNE) do Brasil, estabelecido pela Lei no 13.005 de 25 de junho de 2014, Referencial Curricular Gaúcho e o Documento Orientador da Educação no Município de São Luiz Gonzaga (2019). É destacada a importância de ambientes que favoreçam a brincadeira como prática pedagógica, reconhecendo-a como um direito da criança e uma estratégia essencial para o processo educativo.