| dc.contributor.advisor | Maurente, Viviane Maciel Machado | |
| dc.contributor.author | Batista, Tatiane Antunes John | |
| dc.date.accessioned | 2025-04-03T16:54:11Z | |
| dc.date.available | 2025-04-03T16:54:11Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.date.submitted | 2025 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3736 | |
| dc.description.abstract | O estudo proposto faz parte do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) da licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). O objetivo geral é reconhecer as narrativas das experiências formativas que contribuem para a constituição do fazer docente na Educação Infantil, destacando sua importância no contexto escolar. Como objetivos específicos destaca: Descrever a trajetória formativa de professoras que atuam na Educação Infantil; Partilhar vivências e experiências docentes na Educação Infantil; Apresentar as experiência do cotidiano da docência na Educação Infantil; Refletir sobre as práticas docentes que elucidam no espaço pedagógico na Educação Infantil; Compartilhar as experiências docentes que narram as práticas pedagógicas na Educação Infantil; Identificar a escola de Educação Infantil como espaço singular e plural dos fazeres pedagógicos. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, exploratório e descritiva, se aportando em Gil (1999 e 2002) e Vergara (2000), realizada com professoras atuantes na Educação Infantil no município de Roque Gonzales/RS. O referencial teórico inclui os estudos de Freire (2007-2011), Franco (2016), Tardif (2002 - 2005), Andrade (1994), Triviños(1987), além de documentos como a LDBN (1996), as DCNEI (2010) e a BNCC(2017), que orientam a prática pedagógica. A pesquisa aponta para uma construção da caminhada formativa a partir de olhares e perspectivas múltiplas, sendo essas: a experiência prática in loco na instituição; a formação continuada como caminho possível de garantia de uma docência que atenda as necessidades dos sujeitos que atuam - crianças de 06 meses a 3 anos e 11 meses de idade - espaços de estudo e diálogos coletivos oferecidos pela instituição escolar e ou pela rede de ensino, bem como as vivências construídas no decorrer de seu processo formativo acadêmico, conceituado no presente estudo como formação teórico-prático. | |
| dc.language.iso | 250402s2025####bl#####fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Formação docente - Educação infantil | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.title | A caminhada formativa docente na Educação Infantil: um olhar das experiências constituídas no município de Roque Gonzales-RS | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.contributor.advisor-co | Fonseca, Gabriel Duarte da | |
| local.description.areasdoconhecimento | M372.3(816.5) |