O estudo proposto faz parte do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) da licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). O objetivo geral é reconhecer as narrativas das experiências formativas que contribuem para a constituição do fazer docente na Educação Infantil, destacando sua importância no contexto escolar. Como objetivos específicos destaca: Descrever a trajetória formativa de professoras que atuam na Educação Infantil; Partilhar vivências e experiências
docentes na Educação Infantil; Apresentar as experiência do cotidiano da docência na Educação Infantil; Refletir sobre as práticas docentes que elucidam no espaço pedagógico na Educação Infantil; Compartilhar as experiências docentes que narram as práticas pedagógicas na Educação Infantil; Identificar a escola de Educação Infantil como espaço singular e plural dos fazeres pedagógicos. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, exploratório e descritiva, se aportando em Gil (1999 e 2002) e Vergara (2000), realizada com professoras atuantes na
Educação Infantil no município de Roque Gonzales/RS. O referencial teórico inclui os estudos de Freire (2007-2011), Franco (2016), Tardif (2002 - 2005), Andrade (1994), Triviños(1987), além de documentos como a LDBN (1996), as DCNEI (2010) e a BNCC(2017), que orientam a prática pedagógica. A
pesquisa aponta para uma construção da caminhada formativa a partir de olhares e perspectivas múltiplas, sendo essas: a experiência prática in loco na instituição; a formação continuada como caminho possível de garantia de uma docência que atenda as necessidades dos sujeitos que atuam - crianças de 06 meses a 3 anos e 11 meses de idade - espaços de estudo e diálogos coletivos oferecidos pela instituição escolar e ou pela rede de ensino, bem como as vivências construídas no decorrer de seu processo formativo acadêmico, conceituado no presente estudo como formação teórico-prático.