| dc.contributor.advisor | Fonseca, Gabriel Duarte da | |
| dc.contributor.author | Machado, Eliane Pereira | |
| dc.date.accessioned | 2025-04-03T16:54:36Z | |
| dc.date.available | 2025-04-03T16:54:36Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.date.submitted | 2025 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3738 | |
| dc.description.abstract | O presente estudo faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, o objetivo principal do estudo foi analisar a identidade e a função do Atendente Educacional nas escolas de Educação Infantil de São Luiz Gonzaga/RS, evidenciando sua importância no ambiente escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza de campo, envolveu quatro Atendentes Educacionais de três escolas do município, por meio de questionários aplicados via Google Forms. O referencial teórico inclui os estudos de Dewey (1859-1952), Libâneo (1994), Triviños (1987), além de documentos como a LDBN (1996), os PCN (1998) e a BNCC (2017), que orientam a prática pedagógica. A pesquisa aponta que a valorização e a capacitação dos Atendentes Educacionais são fundamentais para criar um ambiente escolar saudável e produtivo, refletindo diretamente na qualidade da educação oferecida, quando debatemos a etapa da Educação Infantil. | |
| dc.language.iso | 250402s2025####bl#####fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Atendente educacional | |
| dc.subject | Atendente educacional - Educação infantil | |
| dc.title | Os profissionais da Educação Infantil: um olhar para a Identidade e Função do Atendente Educacional na Escola | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.contributor.advisor-co | Maurente, Viviane Maciel Machado | |
| local.description.areasdoconhecimento | M373.2 |