REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Os profissionais da Educação Infantil: um olhar para a Identidade e Função do Atendente Educacional na Escola

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Fonseca, Gabriel Duarte da
dc.contributor.author Machado, Eliane Pereira
dc.date.accessioned 2025-04-03T16:54:36Z
dc.date.available 2025-04-03T16:54:36Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3738
dc.description.abstract O presente estudo faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, o objetivo principal do estudo foi analisar a identidade e a função do Atendente Educacional nas escolas de Educação Infantil de São Luiz Gonzaga/RS, evidenciando sua importância no ambiente escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza de campo, envolveu quatro Atendentes Educacionais de três escolas do município, por meio de questionários aplicados via Google Forms. O referencial teórico inclui os estudos de Dewey (1859-1952), Libâneo (1994), Triviños (1987), além de documentos como a LDBN (1996), os PCN (1998) e a BNCC (2017), que orientam a prática pedagógica. A pesquisa aponta que a valorização e a capacitação dos Atendentes Educacionais são fundamentais para criar um ambiente escolar saudável e produtivo, refletindo diretamente na qualidade da educação oferecida, quando debatemos a etapa da Educação Infantil.
dc.language.iso 250402s2025####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Atendente educacional
dc.subject Atendente educacional - Educação infantil
dc.title Os profissionais da Educação Infantil: um olhar para a Identidade e Função do Atendente Educacional na Escola
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Maurente, Viviane Maciel Machado
local.description.areasdoconhecimento M373.2


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples