O presente estudo faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, o objetivo principal do estudo foi analisar a identidade e a função do Atendente Educacional nas escolas de Educação Infantil de São Luiz Gonzaga/RS, evidenciando sua importância no ambiente escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza de campo, envolveu quatro Atendentes Educacionais de três escolas do município, por meio de questionários
aplicados via Google Forms. O referencial teórico inclui os estudos de Dewey (1859-1952), Libâneo
(1994), Triviños (1987), além de documentos como a LDBN (1996), os PCN (1998) e a BNCC (2017), que
orientam a prática pedagógica. A pesquisa aponta que a valorização e a capacitação dos Atendentes
Educacionais são fundamentais para criar um ambiente escolar saudável e produtivo, refletindo diretamente na qualidade da educação oferecida, quando debatemos a etapa da Educação Infantil.