Consta de uma pesquisa de trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia que tem como tema a representação social das práticas corporais de movimento. O objetivo geral busca refletir sobre
a representação social que as práticas corporais de movimento exercem na vida dos estudantes de uma
turma do 5º ano do ensino fundamental. E, como objetivos específicos: - Conhecer o contexto
educacional dos estudantes em relação às práticas corporais de movimento; - Propor práticas corporais de movimento aos estudantes; e, - Reconhecer se as práticas corporais de movimento impactam na vida social dos estudantes. O referencial teórico se apoiou em Moscovici (1961), Bracht (1999) e Castellani (1988). A metodologia constou de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e de uma pesquisa de campo. O estudo empírico foi realizado em uma turma de 26 estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais de uma escola pública do município em São Luiz Gonzaga. Para se responder aos objetivos propostos foram aplicadas 5 unidades didáticas de práticas corporais de movimento. No início e término de cada unidade didática foram realizadas rodas de conversa com registro no diário de campo. A representação social das práticas corporais de movimento para a turma pesquisada foram: momentos de diversão, socialização e bem-estar, destacando a importância do movimento para a saúde e o desenvolvimento pessoal. As práticas corporais de movimento podem desempenhar um papel fundamental na formação dos alunos, contribuindo para o crescimento coletivo em sociedade, incluindo aspectos de desenvolvimento integral do sujeito, de aprendizagens e de direito substancial à saúde e bem-estar.