REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

“Só sabe para onde vai, quem conhece de onde veio”: relato de experiência da utilização do cultura gaúcha como prática de ensino”

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Maurente, Viviane Maciel Machado
dc.contributor.author Melo, Bryan Leal de
dc.date.accessioned 2025-04-03T16:58:03Z
dc.date.available 2025-04-03T16:58:03Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3740
dc.description.abstract O presente trabalho se propôs a integrar a cultura gaúcha no espaço escolar, oferecendo às crianças a oportunidade de conhecer melhor a história e a identidade da terra onde vivem. Teve como objetivo, proporcionar práticas pedagógicas que dialoguem com o folclore gauchesco nas escolas. As práticas pedagógicas derivaram da vivência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, nas ações de extensão, nos estágios supervisionados e no Residência Pedagógica realizadas em turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais de uma escola da rede pública do município de São Luiz Gonzaga. O caminho metodológico utilizado foi a pesquisa qualitativa, bibliográfica e descritiva. Focou em relatar as experiências de práticas de ensino durante o Curso de Pedagogia a partir da temática “folclore e cultura gaúcha”. Ressalta a importância da escola como espaço de preservação das tradições, fortalecendo os vínculos entre comunidade, família e ambiente escolar e sugere práticas de ensino que podem ser desenvolvidas nos componentes curriculares da Educação Básica, com ênfase na formação holística dos alunos.
dc.language.iso 250402s2025####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Prática de ensino - Cultura gaúcha
dc.title “Só sabe para onde vai, quem conhece de onde veio”: relato de experiência da utilização do cultura gaúcha como prática de ensino”
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Melo, Tanise Almeida Leal de
local.description.areasdoconhecimento M37.014(816.5)


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples