O presente trabalho se propôs a integrar a cultura gaúcha no espaço escolar, oferecendo às crianças a oportunidade de conhecer melhor a história e a identidade da terra onde vivem. Teve como objetivo, proporcionar práticas pedagógicas que dialoguem com o folclore gauchesco nas escolas. As práticas pedagógicas derivaram da vivência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, nas ações de extensão, nos estágios supervisionados e no Residência Pedagógica realizadas em turmas de
Educação Infantil e Anos Iniciais de uma escola da rede pública do município de São Luiz Gonzaga. O
caminho metodológico utilizado foi a pesquisa qualitativa, bibliográfica e descritiva. Focou em relatar as experiências de práticas de ensino durante o Curso de Pedagogia a partir da temática “folclore e cultura gaúcha”. Ressalta a importância da escola como espaço de preservação das tradições, fortalecendo os vínculos entre comunidade, família e ambiente escolar e sugere práticas de ensino que podem ser desenvolvidas nos componentes curriculares da Educação Básica, com ênfase na formação holística dos alunos.