REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Uma análise das ferramentas de design thinking e suas contribuições para a gestão da ibovação no planejamento estratégico de una cooperativa de crédito

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Teles, Oberdan da Silva
dc.contributor.author Signorati, Daniela
dc.date.accessioned 2025-04-15T16:32:13Z
dc.date.available 2025-04-15T16:32:13Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3750
dc.description.abstract Este resumo possui como tema: “Uma análise das ferramentas de Design Thinking e suas contribuições para a gestão da inovação no planejamento estratégico de uma cooperativa de crédito, que tem como objetivo geral identificar as ferramentas de Design Thinking utilizadas na promoção da inovação no planejamento estratégico anual em uma cooperativa de crédito já consolidada, com 22 anos de atuação na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente localizada na cidade de Sananduva - RS. A pesquisa foi feita durante os meses de março a julho de 2024, e se caracteriza como um caso exploratório, por ter sido investigado os temas (Design Thinking, inovação, cooperativa de crédito e planejamento estratégico) e em seguida ter sido confrontado com a realidade observada dentro da organização que utiliza a metodologia do Design Thinking. O estudo bibliográfico contou com autores como Fonseca, Tim Brown, Carvalho, Pinheiro e Alt, e outros, além de pesquisas realizadas em artigos e revistas científicas. Para a coleta dos dados foi realizada uma entrevista com três colaboradores da cooperativa, através de uma abordagem direta nas dependências da cooperativa, a mesma teve como princípio analisar as percepções dos responsáveis com relação às práticas e ferramentas utilizadas para a promoção da inovação, além das oportunidades futuras inovadoras que ainda podem ser exploradas. No presente trabalho, realizou-se uma entrevista com três responsáveis pelo desenvolvimento do planejamento estratégico anual da cooperativa que explicaram sobre o funcionamento das ferramentas do Design Thinking, sanando as dúvidas relevadas. Assim, a análise das ferramentas de Design Thinking mostrou-se fundamental para compreender como a inovação pode ser potencializada na gestão estratégica de uma cooperativa de crédito, pois a cooperativa não apenas fortalece sua capacidade de inovar, mas também reafirma seu compromisso com a excelência no serviço ao cliente e na criação de valor sustentável ao longo prazo, encontrando soluções inovadoras que atendam às necessidades dos clientes
dc.language.iso 250408s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Inovação
dc.subject Cooperativa de crédito
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ferramentas de Design Thinking
dc.subject Planejamento estratégico
dc.title Uma análise das ferramentas de design thinking e suas contribuições para a gestão da ibovação no planejamento estratégico de una cooperativa de crédito
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M334.732.2


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples