REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Aprendizagem de alunos com baixa visão e cegueira: na experiência profissional de docentes do AEE

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dc.contributor.advisor Sardagna, Helena Venites
dc.contributor.author Leal, Aline Belmonte
dc.date.accessioned 2025-04-23T20:52:09Z
dc.date.available 2025-04-23T20:52:09Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3766
dc.description.abstract Este trabalho busca compreender como ocorre o processo de aprendizagem de alunos com Baixa Visão e Cegueira a partir das vivências de profissionais no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para tanto, foi realizada uma pesquisa, a partir das experiências vivenciadas e relatadas por dois professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado de dois municípios de pequeno porte do Rio Grande do Sul. O estudo questionou como se dá o processo de aprendizagem de estudantes com Baixa Visão e Cegueira, a partir da experiência profissional de docentes do AEE das redes de ensino pública e privada. Como contextualização legal, o estudo traz a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a Lei Brasileira de Inclusão nº 94394 de 1996, a Lei 13.146 de 2015, a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 e as Diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado, pelo Decreto 7611 de 2011. Como embasamento teórico, o estudo se inspirou em Carvalho (2010), Sá, Campos e Silva, (2007); Cazzanelli e Klein (2021); Mendes e Lopes (2021), Silva (2022) e Costa (2023), que problematizam práticas excludentes e pautadas apenas no modelo médico, e argumentam em favor do modelo social de inclusão. Estes autores defendem que a aprendizagem de estudantes com Baixa Visão e Cegueira necessita do olhar e de intervenção qualificada do profissional que atua no AEE e que as estratégias pedagógicas devem considerar as condições visuais dos educandos. O exercício analítico da pesquisa possibilitou organizar a discussão em três eixos temáticos que são: i) estratégias no AEE na atuação de com Baixa Visão e Cegueira; ii) desafios na atuação de estudantes com Baixa Visão e Cegueira; iii) possibilidades na atuação de estudantes com Baixa Visão e Cegueira. Conclui-se que o AEE se constitui um serviço de apoio fundamental para a inclusão dos estudantes com Baixa Visão e Cegueira ao promover as adaptações necessárias à acessibilidade curricular dos estudantes, contudo deve ser um trabalho articulado entre corpo docente e comunidade, levando em conta o potencial de cada aprendente.
dc.language.iso 250422s2024####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Baixa visão
dc.subject Inclusão
dc.subject Cegueira
dc.subject Educação inclusiva
dc.subject Atendimento Educacional Especializado - AEE
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Aprendizagem de alunos com baixa visão e cegueira: na experiência profissional de docentes do AEE
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376


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