REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A formação continuada de professores como articuladora da iniciação científica na escola : manual icientífica

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
dc.contributor.author Santini, Rita de Cássia Pedrotti Lopes
dc.date.accessioned 2025-05-13T09:35:36Z
dc.date.available 2025-05-13T09:35:36Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3772
dc.description.abstract Esse manual de orientações foi elaborado para cumprir um requisito parcial para a obtenção da titulação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, o PPGTEM-UERGS, através do estudo intitulado A Formação Continuada de Professores como Articuladora da Iniciação Científica na Escola. Porém, fazia tempo que pensava nele! Sou graduada em Ciências Plena - Habilitação em Ciências no EF e Química no EM pela UNIJUÍ. Durante minha graduação, fui bolsista de Extensão, no período de uma ano e bolsista de Iniciação Científica-CNPq, durante dois anos. Posteriormente, fiz especialização em Gestão Educacional, com ênfase em Formação Continuada de Professores, pela UAB-UFSM. Como trabalhei com professores, em boa parte da minha formação inicial, tinha uma percepção de que os professores gostariam de trabalhar com a Iniciação Científica mas, muitas vezes, não sabiam por onde começar, pois tinham a ideia de que a IC só poderia ser aplicada no Ensino Superior. E, não por menos, na própria Universidade, o espaço para a iniciação científica fica restrito a poucos grupos de pesquisa. ito isso, esse manual significa a concretização de um projeto profissional, de poder auxiliar colegas que enxergam a iniciação científica, o ensino pela pesquisa, ou, por projetos, uma forma mais dinâmica, coletiva e emancipatória do processo ensino-aprendizagem, trazendo de fato a importância e o impacto do processo científico na vida dos estudantes. Que todos tenham uma boa iniciação!
dc.language.iso 250509s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Formação continuada de professores
dc.subject Produto educacional - Manual
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Iniciação científica - Manual
dc.title A formação continuada de professores como articuladora da iniciação científica na escola : manual icientífica
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento PE371.1


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples