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Esse manual de orientações foi elaborado para cumprir um requisito parcial para a obtenção da titulação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, o PPGTEM-UERGS, através do estudo intitulado A Formação Continuada de Professores como Articuladora da Iniciação Científica na Escola. Porém, fazia tempo que pensava nele! Sou graduada em Ciências Plena - Habilitação em Ciências no EF e
Química no EM pela UNIJUÍ. Durante minha graduação, fui bolsista de Extensão, no período de uma ano e bolsista de Iniciação Científica-CNPq, durante dois anos. Posteriormente, fiz especialização em Gestão Educacional, com ênfase em Formação Continuada de Professores, pela UAB-UFSM. Como trabalhei com professores, em boa parte da minha formação inicial, tinha uma percepção de que os professores gostariam de trabalhar com a Iniciação Científica mas, muitas vezes, não sabiam por onde começar, pois tinham a ideia de que a IC só poderia ser aplicada no Ensino Superior. E, não por menos, na própria Universidade, o espaço para a iniciação científica fica restrito a poucos grupos de pesquisa. ito isso, esse manual significa a concretização de um projeto profissional, de poder auxiliar colegas que
enxergam a iniciação científica, o ensino pela pesquisa, ou, por projetos, uma forma mais dinâmica, coletiva e emancipatória do processo ensino-aprendizagem, trazendo de fato a importância e o impacto do processo científico na vida dos estudantes. Que todos tenham uma boa iniciação! |
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