O presente estudo analisa a importância da logística reversa na gestão ambientalmente adequada de pneus usados considerados inservíveis, com foco em demonstrar a importância da existência de empresas destinadoras. A pesquisa foi realizada com um estudo de caso de uma empresa de reciclagem de pneumáticos inservíveis, localizada na região Sul do Brasil, cuja atuação se destaca como um modelo de contribuição para a destinação ambientalmente adequada desses resíduos. Com base nos Relatórios Pneumáticos disponibilizados pelo IBAMA em cumprimento com a Resolução CONAMA nº 416/2009 foi analisado o padrão do mercado de reposição, das metas estabelecidas para a destinação de pneus inservíveis e a quantidade efetivamente destinada a nível nacional e regional com foco na região sul. Os resultados mostram que o Brasil mantém uma taxa nacional de recuperação de pneus acima de 95% desde a implementação da Resolução CONAMA nº416/2009, com a região Sul apresentando crescimento constante na destinação adequada de pneus. A empresa estudada expandiu significativamente sua capacidade operacional desde 2018, respondendo atualmente por mais de 14% dos pneus reciclados da região sul, e recentemente integrou a tecnologia de pirólise em seus processos destacando ser primeira licenciada do Rio Grande do Sul (RS). Os principais métodos de tratamento identificados incluem trituração, granulação, laminação, pirólise e o coprocessamento, que é o mais representativo anualmente. Apesar de seu potencial, a pirólise ainda enfrenta barreiras regulatórias e econômicas como atividade de reciclagem de pneus. O estudo conclui que o aprimoramento dos processos e diretrizes normativos, a promoção de incentivos econômicos e o investimento em tecnologias avançadas de reciclagem são essenciais para fortalecer a economia circular no setor de pneus no Brasil.