REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O marketing digital após as inundações no Vale do Taquari (RS): desafios e perspectivas para agroindústrias familiares

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Bulhões, Flávia Muradas
dc.contributor.author Benincá, Bárbara
dc.date.accessioned 2025-07-31T11:32:05Z
dc.date.available 2025-07-31T11:32:05Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3809
dc.description.abstract O Vale do Taquari, situado no Rio Grande do Sul, enfrentou inundações devastadoras em 2023 e 2024, ampliando os desafios a serem enfrentados pelas agroindústrias familiares para manterem suas atividades. Nesse contexto, as agroindústrias familiares buscaram alternativas para a sua recuperação, dentre as quais o uso do marketing digital, como uma ferramenta para melhorar sua visibilidade e engajamento online. Este trabalho analisou a contribuição do marketing digital para a recuperação das agroindústrias familiares do Vale do Taquari (RS) após as inundações ocorridas em 2023 e 2024. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida por meio de entrevistas semi-estruturadas com empreendedores locais, análise das redes sociais, sites e ações promovidas pelo Arranjo Produtivo Local das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari (APLAFVT). Os resultados indicam que o marketing digital, especialmente o uso de redes sociais, como Facebook e Instagram, e o comércio por meio do WhatsApp, desempenhou papel fundamental na ampliação da visibilidade, na fidelização de clientes e na manutenção das vendas durante o período de crise. Os resultados observados indicam avanços importantes, como o aumento da visibilidade das marcas, maior alcance, expansão da base de clientes e melhoria na comunicação com o público, embora ainda haja espaço para profissionalização e maior investimento no marketing digital. Conclui-se que o marketing digital foi uma ferramenta importante para a recuperação e fortalecimento das agroindústrias familiares após as inundações, contribuindo para superar barreiras físicas e ampliar oportunidades de mercado. Ressaltou-se ainda que há necessidade de apoio contínuo, capacitação e recursos para que essas empresas possam explorar plenamente o potencial das plataformas digitais, garantindo um crescimento sustentável a longo prazo
dc.language.iso 250730s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Marketing digital
dc.subject Agroindustria familiar
dc.subject Arranjo Produtivo Local - APL
dc.subject Redes sociais
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title O marketing digital após as inundações no Vale do Taquari (RS): desafios e perspectivas para agroindústrias familiares
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M658.8


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples