REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Aprendizagem no curso de Licenciatura em Música da UERGS: o que pensam os estudantes sobre seus conhecimentos sobre teoria e percepção musical

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dc.contributor.advisor Wolffenbüttel, Cristina Rolim
dc.contributor.author Figueira, Érica Stéfany Pimenta
dc.date.accessioned 2025-08-07T19:00:26Z
dc.date.available
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3823
dc.description.abstract O presente estudo tem o propósito de realizar uma reflexão sobre o que pensam os estudantes de Licenciatura em Música de uma Universidade, acerca de seus conhecimentos sobre teoria e percepção musical, sobretudo, averiguar de que maneira ocorre esse aprendizado. A escolha desse tema foi motivada pela autora do projeto que, ao enfrentar dificuldades na leitura e escrita de partituras, identificou uma preocupação compartilhada por outros estudantes. A constatação dessa necessidade emergiu por meio de diálogos com colegas de diferentes semestres, o que evidencia a existência de uma inquietação coletiva quanto à possibilidade de alguns graduandos se formarem sem o domínio da leitura e escrita de partituras. A partir deste contexto, o problema de pesquisa é apresentado a seguir: Como ocorre o aprendizado da teoria e percepção musical entre estudantes de licenciatura em Música da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) – campus Montenegro? No tocante ao objetivo geral, o estudo busca investigar o aprendizado da teoria e percepção musical entre estudantes de licenciatura em Música. Ao explorar as percepções destes alunos, busca-se contribuir para uma compreensão mais abrangente do processo educacional no âmbito da formação docente em Música. Nesta pesquisa, definiram-se três objetivos específicos, estabelecidos assim: verificar como os saberes experienciais dos estudantes contribuem para o desenvolvimento da percepção musical; examinar a influência do protagonismo e da autonomia discente na construção do conhecimento musical; analisar a autopercepção dos estudantes de licenciatura em música sobre seus conhecimentos em teoria e percepção musical. Para o desenvolvimento da revisão de literatura e da fundamentação teórica deste estudo, optou-se pelo método de revisão bibliográfica narrativa. Os dados coletados na pesquisa de campo, por sua vez, possuem uma abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados com a aplicação de um questionário –entrevistas. Os resultados desta pesquisa indicam que os estudantes de licenciatura em Música possuem uma autopercepção majoritariamente intermediária a alta em relação aos seus conhecimentos de teoria e percepção musical, embora enfrentem desafios significativos relacionados à prática da leitura e escrita musical, à carga horária insuficiente e à falta de metodologias pedagógicas adequadas que integrem teoria e prática de forma mais efetiva e dinâmica. Concluiu-se que o aprendizado da teoria e percepção musical na licenciatura em música resulta da combinação entre saberes formais e experienciais, bem como da autonomia e protagonismo dos estudantes, além da incorporação de metodologias ativas e recursos tecnológicos.
dc.language.iso 250804s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação musical
dc.subject Teoria musical
dc.subject Formação docente
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Aprendizagem no curso de Licenciatura em Música da UERGS: o que pensam os estudantes sobre seus conhecimentos sobre teoria e percepção musical
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M78


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