O presente estudo tem o propósito de realizar uma reflexão sobre o que pensam os
estudantes de Licenciatura em Música de uma Universidade, acerca de seus
conhecimentos sobre teoria e percepção musical, sobretudo, averiguar de que
maneira ocorre esse aprendizado. A escolha desse tema foi motivada pela autora do
projeto que, ao enfrentar dificuldades na leitura e escrita de partituras, identificou uma
preocupação compartilhada por outros estudantes. A constatação dessa necessidade
emergiu por meio de diálogos com colegas de diferentes semestres, o que evidencia
a existência de uma inquietação coletiva quanto à possibilidade de alguns graduandos
se formarem sem o domínio da leitura e escrita de partituras. A partir deste contexto,
o problema de pesquisa é apresentado a seguir: Como ocorre o aprendizado da teoria
e percepção musical entre estudantes de licenciatura em Música da Universidade
Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) – campus Montenegro? No tocante ao
objetivo geral, o estudo busca investigar o aprendizado da teoria e percepção musical
entre estudantes de licenciatura em Música. Ao explorar as percepções destes alunos,
busca-se contribuir para uma compreensão mais abrangente do processo educacional
no âmbito da formação docente em Música. Nesta pesquisa, definiram-se três
objetivos específicos, estabelecidos assim: verificar como os saberes experienciais
dos estudantes contribuem para o desenvolvimento da percepção musical; examinar
a influência do protagonismo e da autonomia discente na construção do conhecimento
musical; analisar a autopercepção dos estudantes de licenciatura em música sobre
seus conhecimentos em teoria e percepção musical. Para o desenvolvimento da
revisão de literatura e da fundamentação teórica deste estudo, optou-se pelo método
de revisão bibliográfica narrativa. Os dados coletados na pesquisa de campo, por sua
vez, possuem uma abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados com a
aplicação de um questionário –entrevistas. Os resultados desta pesquisa indicam que
os estudantes de licenciatura em Música possuem uma autopercepção
majoritariamente intermediária a alta em relação aos seus conhecimentos de teoria e
percepção musical, embora enfrentem desafios significativos relacionados à prática
da leitura e escrita musical, à carga horária insuficiente e à falta de metodologias
pedagógicas adequadas que integrem teoria e prática de forma mais efetiva e
dinâmica. Concluiu-se que o aprendizado da teoria e percepção musical na
licenciatura em música resulta da combinação entre saberes formais e experienciais,
bem como da autonomia e protagonismo dos estudantes, além da incorporação de
metodologias ativas e recursos tecnológicos.