| dc.contributor.advisor | Sant'Anna, Sita Mara Lopes | |
| dc.contributor.author | Rodrigues, Fernanda da Silva | |
| dc.date.accessioned | 2025-08-07T19:00:37Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.date.submitted | 2025 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3824 | |
| dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo investigar e analisar como vem sendo aplicada a Lei nº 10.639/03 nas práticas pedagógicas junto aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Cidreira/RS. A referida legislação tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afrobrasileira no currículo escolar, representando um importante marco na construção de uma educação antirracista. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental, bibliográfica considerando um estudo de caso mediante aplicação de questionários respondidos por professores dos anos iniciais, da rede municipal do ensino fundamental do município de Cidreira/RS. A pesquisa buscou compreender de que forma os docentes têm desenvolvido práticas que valorizem a diversidade étnico-racial e de que modos contribuem para o combate ao racismo no ambiente escolar. Os resultados revelam que, embora haja conhecimento parcial da lei por parte das docentes, sua efetiva implementação ainda encontra obstáculos, como a ausência de formação específica, a falta de materiais didáticos e o tratamento pontual da temática. Observou-se, ainda, que muitas práticas se concentram em datas comemorativas, como o dia da Consciência Negra, não sendo desenvolvidas de forma contínua ao longo do ano. As docentes demonstraram interesse em formações continuadas, evidenciando a necessidade de políticas públicas que fortaleçam a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no cotidiano escolar. O estudo reforça a urgência de ações pedagógicas intencionais e estruturadas que promovam a equidade racial e valorizem a identidade negra desde os primeiros anos da escolarização. | |
| dc.language.iso | 250804s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Educação antirracista | |
| dc.subject | Diversidade étnico-racial | |
| dc.subject | Ensino fundamental | |
| dc.subject | Anos iniciais | |
| dc.title | A Lei 10.639/03 no cotidiano escolar: um estudo de caso em escolas públicas municipais de Cidreira/RS | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M316.647.82 |