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O presente estudo objetivou analisar os desafios e as possibilidades docentes frente aos estudantes com dificuldades de aprendizagens e/ou dificuldades específicas, tendo como questão norteadora: De que forma os docentes da Educação Básica percebem desafios significativos e possibilidades sob olhares pedagógicos, diante de estudantes com dificuldades de aprendizagem (DA) e/ou Dificuldades Específicas de Aprendizagem (DAEs)? A metodologia foi de abordagem qualitativa, sendo que a pesquisa-campo, foi realizada com cinco educadoras que atuam dos 3º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, em duas escolas públicas, uma municipal localizada em Osório, e outra Estadual em Tramandaí, na região do Litoral Norte Gaúcho. Apresentam-se nesses estudos, teoricamente uma revisão de literatura, bem como os campos conceituais de aprendizagem, dificuldades de aprendizagem, e, as caracterizações de especificidades. O exercício analítico traz três eixos: o primeiro eixo de análise, contempla sobre percepções docentes às diferenças entre dificuldades de aprendizagem e especificas; o segundo eixo refere-se aos desafios enfrentados pelos professores na prática pedagógica com estudantes que apresentam dificuldades específicas; o último eixo, sobre caminhos possíveis de estratégias pedagógicas docentes para o atendimento de estudantes com DA e DAE. Foi possível considerar nesse trabalho de que, apesar dos desafios enfrentados pelas educadoras, as mudanças nas estratégias pedagógicas, poderão potencializar aprendizados significativos, que não estejam centrados apenas nas limitações, mas, principalmente, nas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento que cada estudante apresenta consigo. |
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