REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Gêneros musicais do Rio Grande do Sul no ensino de música escolar: uma proposta músico-pedagógica

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dc.contributor.advisor Wolffenbüttel, Cristina Rolim
dc.contributor.author Dahmer, Willian Simões
dc.date.accessioned 2025-08-15T18:55:27Z
dc.date.available 2025-08-15T18:55:27Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3843
dc.description.abstract Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo investigar os gêneros musicais tradicionais do Rio Grande do Sul e propor atividades pedagógicas para sua integração significativa no currículo da Educação Básica. Partindo do questionamento sobre como a música regional pode ser incorporada de forma relevante no ambiente escolar, o estudo aborda uma variedade de gêneros, incluindo vaneira, vaneirão, vaneirinha, xote, valsa, rancheira, polca, chamamé, milonga e bugio, explorando suas características históricas, culturais e musicais. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Lessa (1985), Oliven (2006) e Canclini (2003), que destacam a relevância da música regional para a preservação da identidade cultural e o desenvolvimento da educação musical, especialmente em um mundo globalizado, onde as identidades locais podem ser subestimadas. A metodologia qualitativa foi estruturada em duas etapas: fundamentação teórica e análise musical, seguida pela elaboração e sistematização das atividades musicais. Na primeira etapa, realizou-se revisão bibliográfica e análise musical dos gêneros gaúchos para compreender seus elementos rítmicos, melódicos, harmônicos, formais e contexto histórico-cultural. A segunda etapa consistiu no desenvolvimento de atividades diversificadas, como jogos musicais, improvisação e composição, planejadas para integrar aspectos musicais e culturais. Como resultado, são apresentadas sugestões de planos de aula para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, visando valorizar a cultura gaúcha, estimular o desenvolvimento musical, ampliar o repertório cultural dos estudantes e fortalecer o patrimônio imaterial regional. O estudo conclui que a música regional enriquece o ensino musical e é ferramenta pedagógica essencial para a formação de cidadãos conscientes, críticos e conectados com a diversidade cultural do Brasil. Reforça-se a importância de práticas que valorizem a cultura local e sugerese, para trabalhos futuros, o aprofundamento em metodologias práticas, análise do impacto dessas propostas no aprendizado e ampliação do diálogo intercultural.
dc.language.iso 250814s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação musical
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação básica
dc.subject Currículo
dc.title Gêneros musicais do Rio Grande do Sul no ensino de música escolar: uma proposta músico-pedagógica
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M78


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