Resumo:
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo investigar os gêneros
musicais tradicionais do Rio Grande do Sul e propor atividades pedagógicas para sua
integração significativa no currículo da Educação Básica. Partindo do questionamento
sobre como a música regional pode ser incorporada de forma relevante no ambiente
escolar, o estudo aborda uma variedade de gêneros, incluindo vaneira, vaneirão,
vaneirinha, xote, valsa, rancheira, polca, chamamé, milonga e bugio, explorando suas
características históricas, culturais e musicais. A fundamentação teórica baseia-se em
autores como Lessa (1985), Oliven (2006) e Canclini (2003), que destacam a
relevância da música regional para a preservação da identidade cultural e o
desenvolvimento da educação musical, especialmente em um mundo globalizado,
onde as identidades locais podem ser subestimadas. A metodologia qualitativa foi
estruturada em duas etapas: fundamentação teórica e análise musical, seguida pela
elaboração e sistematização das atividades musicais. Na primeira etapa, realizou-se
revisão bibliográfica e análise musical dos gêneros gaúchos para compreender seus
elementos rítmicos, melódicos, harmônicos, formais e contexto histórico-cultural. A
segunda etapa consistiu no desenvolvimento de atividades diversificadas, como jogos
musicais, improvisação e composição, planejadas para integrar aspectos musicais e
culturais. Como resultado, são apresentadas sugestões de planos de aula para
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, visando valorizar a cultura
gaúcha, estimular o desenvolvimento musical, ampliar o repertório cultural dos
estudantes e fortalecer o patrimônio imaterial regional. O estudo conclui que a música
regional enriquece o ensino musical e é ferramenta pedagógica essencial para a
formação de cidadãos conscientes, críticos e conectados com a diversidade cultural
do Brasil. Reforça-se a importância de práticas que valorizem a cultura local e sugerese, para trabalhos futuros, o aprofundamento em metodologias práticas, análise do
impacto dessas propostas no aprendizado e ampliação do diálogo intercultural.