Este trabalho investiga o potencial das tirinhas da cartunista brasileira Laerte como instrumento
didático para o desenvolvimento da leitura crítica em turmas do ensino fundamental e médio.
Através de observações e vivências em sala de aula, percebeu-se a necessidade de uma proposta
de abordagem pedagógica que utilize gêneros textuais contemporâneos e engajadores para o
desenvolvimento da leitura crítica e da compreensão discursiva dos estudantes. A pesquisa
parte da compreensão de que textos multimodais, como as tirinhas, não apenas comunicam ideias, mas também veiculam discursos que produzem normas sociais, especialmente sobre identidade, gênero e pertencimento. Com base na Análise do Discurso de linha francesa, aliada aos estudos culturais e às contribuições de diversos autores como Pêcheux, Orlandi e Paulo Freire, Além da investigação teórica, o trabalho propõe uma aplicação prática por meio de uma sequência didática que utiliza tirinhas da Laerte como recurso para explorar a linguagem humorística e os sentidos que ela mobiliza. A metodologia adotada é qualitativa, bibliográfica e exploratória, articulando teoria e prática para propor caminhos pedagógicos que ampliem o repertório interpretativo dos alunos e estimulem uma postura ética, crítica e acolhedora diante das diversidades sociais.