REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Inclusão de alunos atípicos: desafios e práticas dos professores de língua portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Menti, Magali de Moraes
dc.contributor.author Cruz, Geovana Silva da
dc.date.accessioned 2025-08-29T16:35:42Z
dc.date.available 2025-08-29T16:35:42Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3865
dc.description.abstract Este trabalho investigou os desafios enfrentados e as práticas inclusivas adotadas por professores de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco na inclusão de alunos atípicos. Por meio da análise bibliográfica e de quatro artigos acadêmicos selecionados, buscou-se compreender as percepções dos docentes sobre o processo de inclusão, as estratégias pedagógicas utilizadas, as necessidades de formação continuada e os recursos disponíveis para o atendimento a esses estudantes. A pesquisa revelou que, apesar das dificuldades enfrentadas, como falta de recursos e preparo específico, os professores têm adotado metodologias diversificadas e colaborativas para promover um ambiente mais acolhedor e acessível. O estudo também destacou a importância do apoio institucional, da formação continuada e do uso de materiais adaptados e tecnologias assistivas. Por fim, propôs-se uma prática pedagógica inclusiva para o ensino de Língua Portuguesa, baseada em experiências reais da pesquisadora e fundamentada na literatura especializada. Espera-se que este trabalho contribua para a reflexão e aprimoramento das práticas educacionais inclusivas, incentivando a construção de escolas mais justas, equitativas e comprometidas com o direito de todos à aprendizagem.
dc.language.iso 250828s2025####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Inclusão
dc.subject Lingua portuguesa
dc.subject Ensino
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Inclusão de alunos atípicos: desafios e práticas dos professores de língua portuguesa
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples