Este trabalho investigou os desafios enfrentados e as práticas inclusivas adotadas por professores de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco na inclusão de alunos atípicos. Por meio da análise bibliográfica e de quatro artigos acadêmicos selecionados, buscou-se compreender as percepções dos docentes sobre o processo de inclusão, as estratégias pedagógicas utilizadas, as necessidades de formação continuada e os recursos disponíveis para o atendimento a esses estudantes. A pesquisa revelou que, apesar das dificuldades enfrentadas, como falta de recursos e preparo específico, os professores têm adotado metodologias diversificadas e colaborativas para promover um ambiente mais acolhedor e acessível. O estudo também destacou a importância do apoio institucional, da formação continuada e do uso de materiais adaptados e tecnologias assistivas. Por fim, propôs-se uma prática pedagógica inclusiva para o ensino de Língua Portuguesa, baseada em experiências reais da pesquisadora e fundamentada na literatura especializada. Espera-se que este trabalho contribua para a reflexão e aprimoramento das práticas educacionais inclusivas, incentivando a construção de escolas mais justas, equitativas e comprometidas com o direito de todos à aprendizagem.