Este trabalho tem como objetivo investigar de que maneira o ensino de Língua Portuguesa e Literatura, no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pode contribuir para a formação da cidadania dos estudantes. Partindo da compreensão de que a educação é um direito fundamental e que a EJA representa uma importante via de inclusão social e retomada de trajetórias escolares interrompidas, a pesquisa analisa como as práticas pedagógicas voltadas ao letramento crítico e à valorização das vivências dos sujeitos podem potencializar sua participação cidadã. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, de natureza
bibliográfica e interpretativa, fundamentada na análise de cinco artigos científicos que
discutem práticas de leitura, escrita, oralidade e literatura na EJA. Os resultados apontam que
o ensino de Língua Portuguesa e Literatura, quando articulado às realidades dos educandos,
tem o potencial de fortalecer sua autonomia, consciência crítica e pertencimento social.
Conclui-se que é fundamental pensar práticas pedagógicas que respeitem os saberes dos estudantes, promovendo uma aprendizagem significativa e comprometida com a transformação social. O estudo reforça a importância de uma atuação docente sensível, crítica e contextualizada, e sugere a ampliação da pesquisa por meio de investigações de campo que incluam a perspectiva dos próprios sujeitos da EJA.