Este trabalho teve como objetivo analisar os sambas-enredo Meu Deus, Meu Deus, Está
Extinta a Escravidão? da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti e Rosa Maria Egipcíaca da Escola de Samba Unidos do Viradouro, a fim de promover o uso dessas composições como potentes materiais de ensino aplicáveis à educação básica. A pesquisa desenvolveu-se a partir de três artigos, um trabalho de conclusão e outras produções bibliográficas que abarcassem o carnaval do Rio de Janeiro, a cultura, a identidade, a história e a contribuição social do negro para com o país. Ademais, realizou-se análises de conteúdos nas composições, buscando ocorrências de recursos intertextuais nos sambas-enredo, que enriquecem o conteúdo e as temáticas abordadas por esse gênero textual-musical, outro viés proposto por este trabalho. Os resultados foram os caminhos de ensino explorados e sugeridos que podem ser
introduzidos na educação básica, assim como a elaboração de um plano de aula com o
segundo samba-enredo citado. As conclusões apontam para a necessidade de dar continuidade a tais estudos, explorando também outras áreas, como a relação das religiões afro-brasileiras com o carnaval.