O estudo analisou as potencialidades e limitações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Vale do Paranhana, RS, e sua contribuição para sistemas alimentares sustentáveis e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pesquisa partiu de uma abordagem metodológica mista combinando análise documental, entrevistas com gestores e agricultores, e levantamento de dados quantitativos, para investigar a relação entre gestores públicos e agricultores familiares, especialmente na aquisição de alimentos orgânicos e agroecológicos. Os resultados destacam que, embora o PNAE tenha diretrizes claras para priorizar a agricultura familiar e sustentável, sua implementação enfrenta desafios como a falta de agricultores certificados, barreiras burocráticas na certificação orgânica e dificuldades de integração entre os atores locais. Ainda assim, o programa desempenha papel estratégico na segurança alimentar e no fortalecimento da economia regional, apontando para a necessidade de políticas públicas que incentivem a produção orgânica e promovam maior articulação entre gestores e agricultores.