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O presente Trabalho de Conclusão de curso (TCC) traz um estudo sobre a aprendizagem da criança surda. Teve como objetivo a aprendizagem das crianças surdas na Educação Infantil. Para realizar este estudo, os procedimentos metodológicos seguiram-se por meio de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva exploratória e descritiva, buscando a objetividade e investigação baseado em Minayo (2001), pelo método de estudo de caso na visão de Gil (2018). Dessa forma, realizouse uma pesquisa de campo com uma professora e uma supervisora em uma escola bilíngue, situada no município de Porto Alegre. A coleta dos dados foi através de um questionário objetivo, pré-estruturado, com questões abertas, com base em Marconi e Lakatos (2003). As referências das discussões se pautaram em vários autores encontrados em artigos, dissertações e teses, bem como nas políticas educacionais da Educação Infantil, das aprendizagens e métodos para o ensino-aprendizado da criança surda. Em relação à pesquisa de campo, considera-se que, devido a não obter muitas informações a partir do questionário, não foi possível ampliar as discussões. Quanto aos suportes teóricos, considera-se que uma instituição escolar inclusiva é o ambiente mais eficaz para estimular a afetividade entre crianças surdas e seus pares, e que há muitos desafios para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças surdas, tendo a escola como principal propósito facilitar e possibilitar a aprendizagem de todos os aprendentes. |
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