REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Caracterização da transição agroecológica de sistemas agroalimentares em unidades de produção familiar no Vale do Taquari e região metropolitana de Porto Alegre, RS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Biondo, Elaine
dc.contributor.author Kelber, Frederico Vianna
dc.date.accessioned 2025-11-26T13:59:16Z
dc.date.available 2025-11-26T13:59:16Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3954
dc.description.abstract A busca por sistemas alimentares sustentáveis tem sido pauta de múltiplos debates sociopolíticos devido ao objetivo de redução de gases de efeito estufa e de sua resiliência frente as mudanças climáticas. Agroecologia valoriza as práticas culturais e tradicionais, fortalece os laços entre as comunidades rurais e promove o desenvolvimento sustentável em âmbito regional e familiar. A transição agroecológica é um processo gradual e incremental, pois as famílias agricultoras testam práticas inovadoras em pequenas parcelas antes de expandirem para áreas maiores, contudo, poucos estudos aprofundam-se no diagnóstico de transição agroecológica. A estrutura metodológica desta pesquisa classifica-se como qualitativa, descritiva e exploratória. Esta pesquisa teve como primeiro objetivo, analisar a revisão bibliométrica sobre a avaliação da transição agroecológica por meio da ferramenta TAPE, considerando o período de tempo de 2020 a 2025, na base de dados SCOPUS e software Bibliometrix R. Como resultado 12 artigos foram encontrados e os dados indicaram um aumento significativo de estudos a partir de 2023, o que aponta a relevância do tema. O segundo objetivo desta pesquisa foi replicar a etapa 1 da ferramenta TAPE em unidades de produção familiares no Vale do Taquari e da Região Metropolitana de Porto Alegre a fim de avaliar a transição agroecológica. Como resultado todas apresentaram níveis desejáveis de sustentabilidade frente à transição agroecológica. Por fim, evidencia-se que a ferramenta TAPE é válida para diagnosticar o nível de transição agroecológica em diferentes contextos e um instrumento importante na transição sociotécnica das unidades de produção familiar.
dc.language.iso 251125s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Transição agroecológica
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Agroecologia
dc.title Caracterização da transição agroecológica de sistemas agroalimentares em unidades de produção familiar no Vale do Taquari e região metropolitana de Porto Alegre, RS
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Deggerone, Zenicleia Angelita
local.description.areasdoconhecimento D504
dc.description.additionalinformation Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade, Unidade Hortênsias, 2025.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples