REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Tecendo histórias, compartilhando saberes: cartas pedagógicas para inspirar a docência

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Maurente, Viviane Maciel Machado
dc.contributor.advisor Anchieta, Flaviane Gonçalves
dc.contributor.author Anchieta, Flaviane Gonçalves
dc.date.accessioned 2025-12-04T13:01:05Z
dc.date.available 2025-12-04T13:01:05Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.isbn 978-65-5243-057-1
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3957
dc.description.abstract Este e-book nasce das palavras partilhadas, dos silêncios escutados e dos afetos tecidos nos Encontros Formativos Dialógicos realizados comprofessoras dos Anos Iniciais da Educação Básica, em uma escola municipalde Alvorada/RS. Ele não é apenas um registro, mas sim um gesto político epoético de valorização da experiência docente. As Cartas Pedagógicas aqui reunidas foram escritas pelas próprias professoras participantes da pesquisa, destinadas a educadores eeducadoras em início de jornada, como forma de acolhimento, partilha e fortalecimento coletivo. Inspiradas na metodologia dos Círculos de Cultura, essas escritas emergiram como atos de escuta, memória e diálogo, revelando os saberes que se constroem no chão da escola — saberes que resistem, quese reinventam, que esperançam. Dialogar com Paulo Freire é afirmar que ninguém educa ninguém sozinho, tampouco educa a si mesmo isoladamente. Educamo-nos juntos, nas tramas de uma prática que se faz crítica, amorosa e comprometida com a humanização. Ao optarmos pelo gênero carta, reafirmamos o vínculo entre 7 Flaviane Anchieta e Viviane M. Machado Maurente (Organizadoras) palavra e mundo, entre sujeito e contexto, entre formação e transformação. A pedagogia freireana é, antes de tudo, um convite à escuta que acolhe, ao diálogo que reconhece o outro como sujeito de saber. É o direito de dizer —mesmo quando historicamente silenciado — e de ser ouvido com atenção, humildade e respeito. Como nos lembra Freire, “ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, os homens se libertam em comunhão” (Freire,2023, p.). Assim, o diálogo é mais do que um método: é um modo de ser nomundo com o outro, na horizontalidade das relações e na esperança que sereinventa a cada encontro. A escrita epistolar aqui não é apenas um recurso estético, mas um gesto ético. É a expressão de uma escuta ativa, de um olhar sensível para osdesafios cotidianos da docência, de um reconhecimento de que a formaçãodocente não é um ponto de chegada, mas um percurso em permanenteconstrução. Cada carta é um convite à reflexão, à partilha e aopertencimento. Este e-book é, portanto, um ato de devolução e de continuidade. Devolve à comunidade educativa os sentidos produzidos coletivamente e alimenta a chama da formação permanente como direito, desejo e necessidade. É também um gesto político de resistência frente às normas hegemônicas Tecendo histórias, compartilhando saberes: cartas pedagógicas para inspirar a docência 8 de formação docente — muitas vezes impostas, fragmentadas e descoladas da realidade da escola — e um chamado para que construamos, juntas e juntos, espaços de formação enraizados no diálogo, na escuta e no afeto. Neste sentido, este e-book — tecido por cartas, memórias e afetos — se transforma em uma grande roda de conversa. Um lugar em que as vozes das professoras se encontram com as de Paulo Freire em um movimento de escuta e reinvenção. Pode ser um livro, sim, mas também pode ser uma sombra de mangueira, um banco de praça, um corredor de escola. Espaços simples, mas repletos de sentido quando atravessados pela palavra viva e pelo desejo genuíno de transformar a educação. Cada carta aqui escrita carrega em si a marca de uma existência que ensina e aprende. São registros de uma docência que resiste, que sofre, que sonha e que não desiste de acreditar que é possível construir um mundo melhor, começando pela escola. Como bem diz Freire (1996, p. 84), “a educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. E este livro, em sua tessitura de saberes partilhados, é também um gesto de transformação. Boa leitura. Que ela seja também um bom encontro.
dc.language.iso 251201s2025 bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Formação docente
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação
dc.subject Educação - Aspectos culturais
dc.subject Paulo Freire
dc.subject Formação permanente dialógica
dc.title Tecendo histórias, compartilhando saberes: cartas pedagógicas para inspirar a docência
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento PE37


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples