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Esta pesquisa parte do pressuposto de que a inclusão das temáticas gênero e sexualidade é essencial no planejamento docente, tendo em vista a necessidade de a escola contribuir para o rompimento de ideias preconcebidas e cristalizadas na sociedade. O objetivo geral do trabalho consiste em analisar como os discursos de gênero e de sexualidade se constituem nos planejamentos dos estágios curriculares supervisionados (dos anos 2017 e 2018) dos cursos de Pedagogia - Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Para atingir esta meta, buscou-se identificar se as temáticas gênero e sexualidade são contempladas nos planejamentos dos estágios curriculares supervisionados; verificar como as propostas de atividades nas temáticas gênero e sexualidade aparecem nos planejamentos dos estágios curriculares supervisionados; compreender os sentidos dos discursos nas temáticas gênero e sexualidade concebidos como explícitos, implícitos e silenciados presentes nos planejamentos dos estágios curriculares supervisionados; propor, como produto da pesquisa, material educativo para profissionais da educação básica, que os(as) auxiliem para o trabalho nas temáticas gênero e sexualidade. A base teórica que dá sustentação à pesquisa contempla perspectivas conceituais sobre gênero, sexualidade, educação, estágio curricular e formação discursiva. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa básica, descritiva e documental com abordagem mista. Constituíram-se como corpus de análise 247 planejamentos (100% dos materiais) das três modalidades de estágio curricular de seis cursos de Pedagogia - Licenciatura da Uergs: Educação Infantil (estágio I), Anos Iniciais do Ensino Fundamental (estágio II) e Educação de Jovens e Adultos - EJA (estágio III). Os cursos estão localizados nas Unidades Universitárias de Alegrete, Bagé, Osório, Porto Alegre, São Francisco de Paula e São Luiz Gonzaga. A análise dos dados se utilizou da análise de conteúdo (AC) e da análise do discurso (AD). Os resultados da pesquisa apontam que 24 planejamentos (9,8% do total analisado) trouxeram enunciados com discursos (explícitos, implícitos e silenciados) nas temáticas gênero e sexualidade. A partir das categorias da AC dos planejamentos, foram criados sete blocos de análise: Brinquedo e Brincar, Bullyng, Diversidade, Família, Mulher na Mídia, Sexo e Sexualidade e Violência Doméstica. Para a realização da AD dos planejamentos (tendo em vista os discursos explícitos, implícitos e silenciados) foram utilizados os aparatos teóricos do francês Michel Pêcheux e da brasileira Eni Orlandi. Constatou-se que a maioria dos planejamentos apresentou discursos silenciados nas temáticas gênero e sexualidade. O produto educacional proposto, intitulado Por que educar para a diversidade de gênero e de sexualidade? Orientações para a formação de profissionais da Educação Básica, visa contribuir com o processo formativo nas temáticas gênero e sexualidade dos(as) profissionais em educação que atuam nas redes de ensino (educadores/as, bibliotecários/as, orientadores/as educacionais, etc.) e dos(as) acadêmicos(as) dos cursos de formação de professores(as) que atuam/atuarão na Educação Básica. Busca-se, por meio de tal material, colaborar para a transformação da realidade social de preconceito, discriminação e exclusão existente no ambiente educacional. |
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