Estudos revelam que o lúdico no ambiente hospitalar contribui na melhora das relações entre profissionais-pacientes e profissionais-acompanhantes. Assim, a literatura infantil surge como alternativa no benefício das relações, tornando o atendimento mais empático e atento às necessidades do paciente. O presente estudo analisa a percepção de profissionais de saúde e acompanhantes da criança hospitalizada sobre a promoção das atividades com literatura infantil no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Trata-se de um estudo descritivo com caráter
quantitativo e qualitativo. Foram aplicados questionários para acompanhantes da criança internada e para os profissionais de saúde do Serviço de Pediatria do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre/RS. Para a análise das práticas de leitura e identificação do acervo de literatura infantil utilizado no projeto de extensão intitulado Biblioterapia: humanização do espaço hospitalar para crianças e adolescentes na internação pediátrica, coordenado pela Dra. Ana Maria Bueno Accorsi, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, foi elaborado um diário de campo no qual sucederam os registros de observação. Foram usadas análises descritivas e tabela de frequências, as quais foram estabelecidas e ordenadas categorias e tabulação de frequência. Como resultados, comprovou-se que, embora seja um estudo em fase inicial, os acompanhantes da criança hospitalizada e os profissionais de saúde do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas entendem que a contação de histórias deve continuar no ambiente hospitalar por contribuir na melhora do humor da criança hospitalizada. A construção de um espaço lúdico, que tem como instrumento a promoção da leitura, é reconhecida por auxiliar no ambiente hospitalar diminuindo estresse e ansiedade das crianças e dos acompanhantes. Além de apresentar mudanças no trabalho dos profissionais de saúde por conviverem em
um ambiente com literatura infantil. Neste sentido, os resultados apresentados revelam a percepção de acompanhantes e profissionais de saúde acerca do entendimento da leitura e de um espaço de formação leitora ao perceberem a sua importância e seus benefícios. Como contribuição cientifica, espera-se que esse estudo, de relevância histórica, cultural e social, contribua para o fortalecimento do debate acerca do tema a fim de proporcionar qualidade nas ações de promoção da literatura infantil no ambiente hospitalar.