O presente estudo teve como objetivo geral compreender a importância do brincar na prática pedagógica como facilitador do ensino aprendizagem do aluno. O referencial teórico da pesquisa utilizou as produções científicas de autores como Dorneles (2005), Dantas (2016), Moreira (2017), Moll (2017), Vygotsky (2007), Piaget (1976) e Wallon (2007). Quanto aos encaminhamentos metodológicos, adotamos a pesquisa na perspectiva qualitativa, a partir do estudo de caso, pois entendemos que vem ao encontro do objeto de pesquisa. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas observações das práticas pedagógicas em uma turma analisada, cujas questões foram anotadas no Diário de Campo. Além disso, foi aplicado um questionário aberto a docente da turma. Com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2011), foi possível considerar que as brincadeiras proporcionam interações com outras crianças e adultos, desenvolvem a criatividade e imaginação, ampliam a linguagem oral, melhoram a motricidade fina e ampla e outras contribuições para a formação das crianças. Assim, os professores precisam reconhecer que o brincar e as brincadeiras são muito importantes de serem desenvolvidos nas práticas pedagógicas, tanto de forma livre e espontânea, quanto de maneira dirigida visando objetivos de aprendizagem.