As transições escolares são marcos na vida de todos que passam por elas, e esses acabam por constituir os sujeitos escolares. No interesse deste trabalho é discutida à transição do último nível da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental. Justifica-se esse trabalho de Conclusão de Curso pelo entendimento que o ambiente da Educação Infantil busca por estratégias que sejam propositivas, garantindo o cuidar e o educar da infância e seu desenvolvimento sociocultural da criança. A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como se dá a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, em uma Escola Municipal de Educação Básica no Município de Alegrete. Para as discussões realizadas nesta pesquisa foram utilizadas como aportes teóricos autores da área da infância, como Rapoport (2009), Kramer (2007), Bujes (2002), Dornelles (2011), Carvalho (2019), Santaiana e Forel (2015). Metodologicamente o trabalho foi realizado na área das Ciências Humanas, sendo um estudo qualitativo que se pautou por um levantamento bibliográfico sobre o tema e análise documental. Em tempos pandêmicos a pesquisa de Campo ficou circunscrita à aplicação de questionário com docentes da Educação Infantil e primeiro ano do Ensino Fundamental da mesma escola. Considerou-se, ao término do trabalho, que é necessário enxergar que cada criança é única e possui o seu próprio tempo, que deve ser respeitado e levado em conta em todos os espaços, inclusive no escolar, diante do processo ensino-aprendizagem para que, por meio de trabalhos diversificados, sejam proporcionados os benefícios ao desenvolvimento dessa criança.